Categorias: MundoNas Notícias

Supremo do Brasil quer colaboração premiada também para criminalidade violenta

O juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil Alexandre de Moraes defendeu hoje a aprovação de legislação específica e “mais dura” para a criminalidade organizada violenta, que inclua também a colaboração premiada.

“A criminalidade organizada não violenta, como a corrupção, que também é gravíssima, já tem legislação boa. A colaboração premiada é aplicada à corrupção e dá resultados. Ninguém vê uma colaboração premiada contra o narcotráfico, o tráfico de armas ou as milícias. Não há essa possibilidade real”, disse.

Alexandre de Moraes falava aos jornalistas, em Lisboa, no final da sua intervenção no VII Fórum Jurídico de Lisboa, que decorre hoje, terça e quarta-feira, abordando temas da justiça e tendo a participação de vários governantes portugueses e brasileiros, além de juristas, académicos e investigadores na área judicial.

O juiz do STF defendeu, nomeadamente, a necessidade de “um combate específico” ao fenómeno das milícias no país, recordando que estão no congresso nacional vários projetos de alteração das leis criminais e de segurança – incluindo um do Governo – que preveem medidas mais apertadas para este tipo de crime.

O projeto do Governo propõe menções específicas sobre as milícias – designando-as, inclusive, pelo nome – e que os atos preparatórios da sua atividade passem a ser considerados crime.

Alexandre de Moraes defendeu ainda a alteração das leis contra o terrorismo, “tipificando as milícias como terroristas e possibilitando que os mecanismos previstos na lei antiterrorismo possam ser aplicados à milícia”.

“Há necessidade de um combate específico porque as milícias são diferentes do narcotráfico e do tráfico de armas porque representa verdadeiramente o crime organizado infiltrado no Estado. Não existe milícia se não houver agentes estatais. Na verdade são bandidos travestidos de agentes estatais. Há necessidade de uma legislação muito mais dura”, sublinhou.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Brasil

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias