Mundo

‘Suprema bengala’: Jong-Un está vivo e volta a ser visto na Coreia do Norte

coreia jong un 210O ‘supremo líder’ da Coreia do Norte está vivo. Após mais de um mês de ausência, Kim Jong-Un voltou a aparecer em público, destacando-se a bengala em que se apoiava. O líder visitou os edifícios “muito bonitos” onde os cientistas desenvolvem o programa de satélites.

As notícias sobre uma doença agressiva de Kim Jong-Un ou um golpe de estado na Coreia do Norte foram francamente exageradas, segundo o regime. O ‘supremo líder’ está vivo e “bem de saúde”, apesar de recorrer a uma bengala.

Jong-Un não era visto em público há mais de um mês, tendo mesmo faltado a grandes eventos do regime, como o aniversário do partido único. Hoje, o ‘supremo líder’ apareceu a visitar um complexo habitacional em Pyongyang, voltando a mostrar-se na televisão estatal.

Os jornais, controlados pelo Estado, também apresentam novas fotografias de Jong-Un, recolhidas durante essa visita ao complexo onde vão viver os cientistas que desenvolvem o programa de satélites da Coreia do Norte. Essas fotografias, mesmo não estando datadas, mostram o líder a usar uma bengala.

A nível oficial, o apoio é ignorado, com a agência estatal a destacar a satisfação de Jong-Un pela “visita guiada” ao novo complexo residencial.

“Olhando para o exterior dos apartamentos e edifícios públicos, decorados com padrões de diversas cores, expressou grande satisfação, dizendo que estavam muito bonitos”, revelou a KCNA.

As agências internacionais sublinham que a KCNA, apesar de não datar os acontecimentos públicos envolvendo Kim Jong-Un, costuma reportá-los no dia seguinte.

Desde 3 de setembro, quando compareceu a um concerto em Pyongyang com a esposa, que o ‘supremo líder’ da Coreia do Norte não era visto em público.

Em destaque

Subir