Apresentações/Novidades

Superdesportivo BMW i8 já à venda em Portugal

BMWi8BMWi8 14 1O superdesportivo BMW i8 já é comercializado no mercado nacional, tendo sido exposto o primeiro exemplar no stand da marca na Avenida da Liberdade em Lisboa. Um modelo que recorre à tecnologia híbrida Plug-in, tal como sucede com o compacto i3.

De linhas futuristas idênticas à reveladas pela primeira vez ainda como ‘concept car’, o i8 tem uma estrutura à imagem da sua carroçaria, pois é totalmente concebido em alumínio, com célula de sobrevivência em carbono. O que permite manter o peso do conjunto nos 1490 kg.

Este BMW combina um motor turbo 1.5 litros a gasolina TwinPower de três cilindros debitando 231 cv de potência com uma unidade elétrica de 131 cv. Esta última carregada através de tomada.

BMWi8 14 2Os 362 cv de potência combinada permitem ao i8 acelerar de 0 a 100 km/h em somente 4,4 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h, para um consumo médio de apenas 2,1 a cada 100 km, e emissões de CO2 de 49g/km – ou seja, muito idênticas às de um utilitário convencional.

O modo elétrico só dá ao novo superdesportivo da BMW uma autonomia de 35 quilómetros, mas ele tem de ser visto como uma unidade motriz auxiliar. O tempo de recarga das baterias de iões lítio é de hora e meia caso se utilize um carregador rápido de 220 v e uma tomada 110 v.

Menos convidativo é o preço do BMW i8, que em Portugal se situa nos 138 mil euros, incluindo no equipamento o cruise controlo, a assistência à condução, os bancos aquecidos, os sistemas eCll inteligente e RTTI (Informação de Trânsito em Tempo Real).

Em destaque

Subir