Motociclismo

Superbikes: Tom Sykes e Jonathan Rea dividem triunfos no Algarve

ReaAlgarve314SykesAlgarve314 600Tom Sykes, na primeira corrida, e Jonathan Rea, na segunda, foram os vencedores da jornada portuguesa do campeonato do mundo de superbikes que este domingo se realizou no Autódromo do Algarve.

Sykes que arrancava da ‘pole position’ para o primeiro confronto, foi surpreendido na largada por Rea, que liderou nas três primeiras voltas da corrida, antes de se ter de inclinar diante do andamento mais forte do inglês da Kasawaki e de Marco Melandri, na melhor das Aprilia.

A meio da corrida a constante troca de liderança entre Sykes e Melandri acabou por pender para o britânico, que acabou por dilatar a sua vantagem sobre o italiano para três segundos.

A chuva começou a cair em certos pontos da pista, o que obrigou a uma diminuição do andamento, mas não evitou Tom Sykes de se impor com grande autoridade, enquanto Sylvain Guintoli acabou por se guindar ao segundo posto, deixando para trás Marco Melandri, que acabaria por perder o duelo pelo pódio com Loris Baz, na segunda Kawasaki oficial.

Jonathan Rea acabou a prova apenas no quinto posto, diante da Suzuki de Alex Lowes, que passou Davie Giuliano e o seu companheiro de equipa Eugene Laverty na última volta.

ReaAlgarve314 600A segunda corrida foi completamente diferente, já que a chuva que começou a cair durante a prova das Supersport se prolongou, encurtando o segundo confronto para apenas 18 voltas.

E foi nessas condições que Jonathan Rea impôs a Honda Pata, tirando partido da colisão entre os dois pilotos da Aprilia, Sylvain Guintoli e Marco Melandri na curva cinco já perto do final. O francês conseguiria terminar a corrida, ainda que apenas na sétima posição, enquanto o italiano seria forçado a desistir.

Atrás de Rea, Davide Giuliano foi um solitário segundo classificado, enquanto Chaz Davies conseguiu arrebatar o último lugar do pódio após um emocionante duelo com Alex Lowes e Leo Haslam.

As Kawasaki não se deram muito bem na chuva, com Loriz Baz a ser o melhor representante da equipa na sexta posição, enquanto Tom Sykes concluiu a corrida dois lugares abaixo, sendo ultrapassado por um Guintoli em recuperação na penúltima volta.

Classificação

Corrida 1

1.º Tom Sykes (Kawasaki) 20 voltas

2,º Sylvain Guintoli (Aprilia) + 2,539s

3º Loris Baz (Kawasaki) + 3,175s

4.º Marco Melandri (Aprilia) + 4,042s

5.º Jonathan Rea (Honda) + 7,791s

Corrida2

1.º Jonathan Rea (Honda) 18 voltas

2.º Davide Giuliano (Ducati) + 6,817s

3.º Chaz Davies (Ducati) + 8,676s

4.º Alex Lowes (Suxiki) + 9,740s

5.º Leon Haslam (Honda) + 11,289s

Em destaque

Subir