Motociclismo

Superbikes: Melandri e Laverty triunfam em Portimão

melandri portimao 1melandri portimao 1 bigMarco Melandri e Eugene Laverty foram os vencedores das duas corridas que compunham a etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de Superbikes que este fim-de-semana se disputou no Autódromo do Algarve. Uma jornada disputada sob boas condições climatéricas, e que correu bastante bem para as cores da Aprilia.

Contudo a primeira corrida começou sob o signo da Kawasaki de Tom Sykes, que assumiu a liderança na fase inicial. O inglês tirou partido da ‘pole position’ para comandar uma parte da prova, mas sempre com Eugene Laverty e Marco Melandri por perto.

O irlandês da Aprilia acabaria por destronar Sykes do comando e assinar a volta mais rápida, mas apesar do seu grande conhecimento do traçado português – dos seus tempos na equipa Parkalgar – não conseguiria manter o primeiro posto até final.

Numa das passagens pela meta da pista de Portimão o motor da BMW partiu, à imagem do que sucedeu na Honda de Jonathan Rea,  o que acabou por deixar o caminho livre para o triunfo de Melandri, que entretanto se tinha desenvencilhado de Tom Sykes.

O inglês da Kawasaki acabaria também por não resistir aos ataques de Sylvain Guintoli, que assim salvou a honra da Aprilia com o seu segundo posto e manteve o comando do campeonato pois ganhou mais alguns pontos a Sykes.

laverty portimao 1 big

A segunda corrida foi bastante diferente, pois Tom Sykes caiu na volta de formação (!) da grelha de partida e teve de partir das boxes face aos estragos na Kawasaki, deixando Eugene Laverty arrancar na frente e ganhar vantagem a Jonathan Rea na primeira parte da prova.

Depois Sylvain Guintoli foi-se aproximando do piloto da Honda acabando por lhe ganhar o segundo posto, acabando por contribuir para a ‘dobradinha’ da Aprilia, enquanto Marco Melandri tinha uma corrida completamente diferente da primeira, atrasando-se irremediavelmente quando começou a sentir problemas com a roda traseira da sua BMW, permitindo a Rea terminar no último lugar do pódio.

Classificação

Corrida 1
1.º Marco Melandri (BMW) 22 voltas
2.º Sylvain Guintoli (Aprilia) + 0,007s
3.º Tom Sykes (Kawasaki) + 4,224s
4.º Leon Camier (Suzuki) + 9,479s
5.º Loris Baz (Kawasaki) + 12,057s

Corrida 2
1.º Eugene Laverty (Aprilia) 22 voltas
2.º Sylvain Guintoli (Aprilia) + 4,107s
3.º Jonathan Rea (Honda) + 5,853s
4.º Loris Baz (Kawasaki) + 15,306s
5.º Chaz Davies (BMW) + 17,552s

Em destaque

Subir