Tecnologia

Superbactéria assusta comunidade científica

Bactéria super-resistente, denominada NDM-1, encontrada em poças de água de Nova Deli, pode invadir todo o mundo. A superbactéria já foi detetada nos Estados Unidos da América, Canadá, Austrália, Grã-Bretanha e Suécia. Só pode ser travada por antibióticos tóxicos e extremamente caros.

A superbactéria teve origem na Índia, Paquistão ou Bangladesh e infetou pessoas que estiveram no país e foram alvo de ação médica num destes países. Foi transportada para outros continentes, de entre os quais América e Europa.

A comunidade científica está intrigada com a NDM-1, pela sua resistência e pela escassez de antibióticos capazes de a combater. Só são conhecidos dois e ambos têm inconvenientes: pela sua toxicidade e pelo elevado preço.

Em 2008, os cientistas identificaram a bactéria primeira vez, mas desde então foi-se multiplicando, ao ponto de atingir vários países e de poder tornar-se incontrolável. Há já 70 casos detetados na Grã-Bretanha, por exemplo, mas os investigadores preferem centrar as atenções na origem.

Nesse sentido, incentivam a comunidade internacional a dedicar atenção à qualidade da água da Índia. Caso contrário, defende o investigador, Mark Toleman, da Universidade de Cardiff, “a superbactéria poderá sair da Ásia e espalhar-se pelo mundo”.

Em destaque

Subir