Cultura

Sumol Summer Fest com Slum Village e Curadoria Sam The Kid

O cartaz do Sumol Summer Fest, na Ericeira entre 2 a 4 de julho, está cada vez mais preenchido. A organização confirmou agora a atuação de Slum Village, no palco Sumol, e “a Curadoria de um dos nomes mais icónicos do hip hop português”, Sam The Kid.

O festival Sumol Summer Fest, que vai animar as noites da Ericeira entre 2 a 4 de julho, tem um cartaz cada vez maior e melhor.

Já hoje, a organização confirmou a atuação de Slum Village na última noite do festival, no palco Sumol.

O grupo nasceu há quase duas décadas e meia e tornou-se numa referência no hip hop mundial e um dos nomes mais reconhecidos do género na cidade de Detroit. Apadrinhados por nomes como A Tribe Called Quest, D’Angelo ou Busta Rhymes, são autores de inúmeros clássicos e edições marcantes na história do hip hop.

Constituídos hoje por T3 (membro fundador), Illa J (irmão do malogrado e enormíssimo produtor J Dilla) e Young RJ, o seu último disco chama-se ‘Evolution’ e conta com a colaboração de nomes reconhecidos do hip hop norte-americano como Havoc, Focus, J. Ivy, DJ Jazzy Jeff, Big Pooh e Blu.

A noite prossegue depois com “a Curadoria de um dos nomes mais icónicos do hip hop português”, Sam The Kid, “especialmente pensada para o Sumol Summer Fest e para o novo espaço Sound Academy”.

A obra de Sam The Kid fala por si e o seu trabalho, muitas vezes ao lado dos mais importantes rappers e dj portugueses, é incomparável. Este génio da produção e intérprete raro, com rimas que tocam temáticas atuais, trouxe o hip hop para o grande público com êxitos como ‘Beats Vol. 1: Amor’.

O rapper convidou Dj Damage , um dos membros fundadores do colectivo francês Jazz Liberatorz, que vem para fazer ressoar muito hip hop e música negra. Com Dusty e Madhi, criou em 1999 um dos projetos de hip hop mais importantes e influentes da Europa, produzindo nomes como Aloe Blacc, Wildchild, Declaime, T-Love ou Fat Lip.

Juntos, os Dj/produtores J SlimCutz e Taseh constituem o projeto Roger Plexico e preparam uma edição conjunta com Ace dos históricos Mind da Gap. O tema ‘Aqui e Agora’ já roda por aí e faz-nos crer que o registo que aí vem será um dos incontornáveis de 2015.

Uma incrível presença na noite de 4 de julho no espaço Sound Academy será a de Dj D-One, o responsável por muitos dos trabalhos que deram reconhecimento a artistas como Capicua ou Deau. Discreto, mas muito influente como produtor, afirma-se como um dos mais importantes no mercado do hip hop nacional. Como Dj contagia o público com Rap, Ragga e R&B, passando pela música urbana, mas rodando também os clássicos.

Sam The Kid traz ainda à Sound Academy uma espécie de afilhados que merecem todos os elogios. Neck, Factor, Tem-p, Papillon e Prizko são os GROGNation e representam uma nova geração de hip hoppers a que vale a pena estar atento. Têm como cartão-de-visita o Ep ‘Sem Censura’, no qual o responsável por esta curadoria participa com 3 beats.

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais. Recorde-se que o acesso à Welcome Party é exclusivo para os portadores do passe do festival.

Confirmados

2 de julho, Welcome Party

Knife Party, Dragonette, Dj Glue no Palco Sumol

3 de julho

Tove Lo, Buraka Som Sistema, B4, Agir no Palco Sumol
“Beat Lab by Dj Ride”: Dj Ride + convidado Valete; Dillaz; ASTROrecords: Profjam, Mike El Nite, Vilão & Holly; MGDRV; Pow Pow Movement na Sound Academy
DJ Kwan, Hugo Rizzo no Soundset Ribeira D`Ilhas

4 de julho

Rudimental Live, Richie Campbell, Slum Village, The Cat Empire, Tributo a Bob Marley por Quem É o Bob? no Palco Sumol
Curadoria Sam The Kid na Sound Academy
Dynamic Duo (DJ Cruzfader + Stikup), Dan Maarten e Massivedrum no Soundset Ribeira D`Ilhas

Em destaque

Subir