Insólito

Suíça: Quando as vacas querem o touro, ‘enviam’ uma mensagem por telemóvel

vaca sms 1Pastor suíço está a testar um sistema de sensores que deteta quando o animal está com o cio. Proprietário recebe no seu telemóvel a informação e trata do resto.

Na Suíça, já existem vacas que chamam o touro a partir de SMS. Isto visto do ponto de vista da função do sistema, claro, mas explicamos melhor.

Christian Oesch, um pastor suíço de 60 anos, dono de cerca de 40 vacas leiteiras, aceitou fazer um teste com um sistema que está a ser desenvolvido na Universidade de Berna.

Trata-se de um conjunto de sensores, que detetam a fase do cio da vaca. Nessa altura, o sistema envia uma mensagem escrita ao proprietário da mesma, que trata depois de fazer o chegar o touro para dar início à reprodução.

Claude Brielmann, um dos responsáveis pelo projeto, fala ao pormenor sobre o mesmo: “É instalado um pequeno sensor no órgão genital da vaca, que transmite a sua temperatura para outro sensor no pescoço. Esse mesmo, rastreia também a movimentação do animal, visto que, na altura do cio, não costumam estar quietas. A partir de um cálculo matemático, conseguimos detetar com mais precisão se está ou não na fase do cio”, revela.

O projeto foi pensado devido a um problema que afeta os produtores de leite no geral. Segundo alguns analistas, as vacas dão cada vez menos indicações de estarem com o cio, visto que estão cada vez mais sujeitas a pressão para dar leite.

Este não é a primeira vez que as novas tecnologias são pensadas em prol dos animais e dos seus donos. Em julho deste ano, demos-lhe a conhecer outro sistema, a ser testado na África do Sul, desta vez, idealizado para o perigo que as ovelhas correm com os lobos. O mesmo permite que os animais avisem o proprietário de que podem estar sob ameaça (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir