Insólito

Suécia: Partilha de ficheiros na Internet é ato sagrado em igreja

pirataria_1As novas tecnologias e até a pirataria parecem ser agora uma religião. As autoridades suecas reconheceram igreja que defende a partilha de ficheiros online.

Uma instituição sueca está em destaque esta semana, depois de lhe ter sido reconhecido o título de igreja. Até aqui nada de mais, não fosse a instituição defender a partilha de ficheiros na Internet.

Chama-se ‘Missionary Church of Kopimism’ e, para os seus seguidores, copiar ficheiros, mesmo que ilegalmente, é um ato sagrado. A organização recebeu a aprovação dos responsáveis suecos no final do ano de 2011, depois de três tentativas para conseguirem o reconhecimento.

A igreja da partilha de ficheiros online foi criada por um jovem de 19 anos em 2010 e, para os mais de três mil seguidores, rezar é agora partilhar ficheiros com outros utilizadores na Internet, mesmo cometendo algum pecado, como o de violar direitos de autor.

Os fiéis são apelidados de ‘kopimis’ e embora nada disto venha mudar a lei contra a cópia ilegal de ficheiros na Suécia, a organização religiosa afirma que está dado o primeiro passo para um mundo sem medo na Internet. “A informação é sagrada e a cópia é um sacramento’, dizem.

Em destaque

Subir