Nas Notícias

“Sucedem-se tentativas de me silenciar. Alguns senhores têm medo”, diz Rui Pinto

Rui Pinto voltou a partilhar uma mensagem nas redes sociais onde dá conta de que está a ser vítima de tentativas de silenciamento, realçando que há “medo” por parte de “alguns senhores”.

“Sucedem-se as tentativas de me tentar silenciar e impedir que eu seja ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito. Alguns senhores têm medo! Muito medo!”, pode ler-se na mensagem divulgada pelo autor do Football Leaks e Luanda Leaks.

De acordo com o Expresso, “duas dezenas de advogados de direito penal, incluindo João Medeiros, Paulo Saragoça da Matta, Rogério Alves e Rui Patrício, apelam a Ferro Rodrigues que não permita que o autor de Football Leaks vá falar ao Parlamento”.

Em causa está a nova comissão parlamentar de inquérito (CPI) do Novo Banco, processo no qual Rui Pinto é um de vários nomes que os partidos com assento parlamentar querem inquirir.

O PAN quer ouvir Rui Pinto, hacker que está a ser julgado no âmbito do processo Football Leaks, na comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, para a qual o Bloco de Esquerda chamou Luís Filipe Vieira.

Rui Pinto, recorde-se, denunciou, através do Luanda Leaks, alegados “desvios de dinheiro do BES Angola” que são “muito superiores aos oficiais”, salientou o deputado André Silva.

Além de Rui Pinto, Luís Filipe Vieira é outro dos nomes mediáticos que os partidos querem ouvir na comissão de inquérito ao antigo BES, atualmente Novo Banco.

O Bloco de Esquerda chamou o dirigente desportivo, na qualidade de responsável da Promovalor, para explicar os negócios dessa empresa (que está na lista de devedores ao Novo Banco) com o ex-BES.

A Promovalor foi associada por Rui Pinto, de acordo com o jornal Observador, a um caso de alegada corrupção num projeto em Recife, no Brasil, que envolvia ainda o grupo brasileiro Odebrecht.

Em destaque

Subir