Nas Notícias

Subsídios de desemprego são pagos com atrasos e em valores errados, denunciam os sindicatos

construcao genericaOs subsídios de desemprego estão a ser pagos com atraso ou com os valores errados. Vários sindicatos denunciaram uma situação que é negada pela Segurança Social, que alega que, nos casos de atraso no processamento, os valores em falta serão compensados no mês seguinte.

Os subsídios de desemprego estão a ser pagos com atraso, devido à demora no processo de aprovação, ou então não chegam com os valores corretos. A denúncia parte de vários sindicatos, citados pelo Jornal de Notícias, abrangendo vários setores de atividade: desde os professores (casos denunciados pela Fenprof) ao comércio (restauração, têxtil e vestuário, por exemplo), passando pela indústria (denunciado por sindicatos da construção).

A Segurança Social, através de uma fonte anónima que o JN adianta ser oficial, nega as acusações dos sindicatos. As prestações “são pagas tendo em conta o dia em que são processadas”, pelo que, em casos de atraso na aprovação, a compensação é feita um mês depois: “se o processamento desse mês já tiver ocorrido, as prestações serão pagas no mês seguinte com retroativos”.

Esta versão foi negada por Rudolfo Caseiro, do Sindicato da Hotelaria e Turismo, que afirmou ao jornal ter conhecimentos de atrasos que ultrapassam esse período de dois meses, um para processar e outro para a compensação: “chegam a esperar três meses pelo pagamento”.

Em destaque

Subir