Mundo

Submarino desaparecido terá provisões para 15 dias

A tripulação do submarino ARA San Juan, desaparecido desde quarta-feira, terá provisões de oxigénio e comida para “pelo menos 15 dias”, de acordo com o que Enrique Balbi, porta-voz da Armada da Argentina, contou ao jornal Clarin. No dia de ontem foram detetados sete sinais de satélito que poderão ter sido emitidos pelo submarino, mas a origem das comunicações não foi confirmada.

Enrique Balbi explica que as missões a bordo do submarino têm, por norma, provisões adicionais para 15 dias a bordo. Uma vez que a missão do San Juan deveria terminar neste domingo, a tripulação tem, por isso, mantimentos para se manter a bordo durante mais duas semanas.

O San Juan continua a ser procurado por mar e também por ar. As buscas contam com navios e aviões de países como Estados Unidos, Chile, Uruguai, Peru, Brasil, França e Inglaterra. As buscas marítimas, no entanto, estão a ser condicionadas pelas condições do mar, com ondas acima dos seis metros.

O submarino deveria contactar a base de 48 em 48 horas, mas o seu último sinal foi enviado na quarta-feira, a 430 quilómetros do Golfo de São Jorge, no Atlântico Sul.

A bordo estão 44 tripulantes.

 

 

Em destaque

Subir