Mundo

Submarino argentino desaparecido com 44 pessoas a bordo

Um submarino militar argentino, com 44 pessoas a bordo, está desaparecido no sul do Mar Argentino, local onde enviou a sua última localização, há dois dias atrás.

Apesar de poder ser apenas uma falha nas comunicações, um porta-voz da marítima argentina adiantou que há já uma operação de buscas em curso.

“Estamos a investigar as razões para a falta de comunicação”, explicou Enfique Balbi à agência Reuters. “Se houvesse um problema de comunicação, o submarino teria de vir à superfície”.

O submarino, que partiu de Ushuaia para Mal del Plata, ambas cidades argentinas, tem mantimentos para vários dias, pelo que deverá conseguir viagem, apesar dos alegados problemas de comunicação.

“Não se pode dizer que se tenha perdido o submarino, porque, para ser dado como perdido, é preciso não o encontrar”, adiantou Balbi, dando conta de que há aviões e navios nas envolvidos na operação de busca.

De acordo com o porta-voz da Armada argentina, é expectável que o submarino esteja 430 quilómetros a sudeste de Valdés, uma província no Sul da Argentina.

Em comunicado, a Armada garantiu que ordenou a “busca premilinar e prolongada de comunicação e audiçoes em todas as frequências possíveis de transmissão de submarino”.

O comandante da base do Mar da Plata, o almirante Gabriel Gonzalez, afirmou que apenas se perdeu o contacto, “não estamos a falar de uma emergência”.

 

Em destaque

Subir