Economia

Subida imparável no preço dos combustíveis

Nova semana, nova subida no preço dos combustíveis. Tanto gasóleo como a gasolina vão ter o seu preço aumentado na próxima semana, continuando esta escalada de aumentos que se verifica há várias semanas.

As subidas vão ser notadas tanto no diesel como na gasolina e devem rondar os dois cêntimos por litro, a partir da próxima semana, nos postos de abastecimento.

O gasóleo – combustível mais utilizado em Portugal – deve chegar aos 1,32 ou mesmo 1,33 euros por litro.

Quanto à gasolina simples deverá chegar aos 1,54 euros por litro.

Este aumento no preço dos combustíveis é explicado tendo por base a cotação que o petróleo teve nos mercados internacionais, nesta semana.

Gasolina simples 95 octanas: 1,54 euros/litro
Gasóleo: 1,32 euros/litro

Para antecipar estes valores, como é habitual, é levado em conta o comportamento da moeda e o seu efeito cambial (relação do euro face ao dólar), tal como as estimativas de oferta e procura da matéria-prima, ao longo da semana.

Além disso, as subidas e descidas nos postos de abastecimento podem variar consoante as marcas e as localidades, sendo possível que em alguns postos esse ajustamento não aconteça.

Os valores médios aqui antecipados não dispensam a consulta das plataformas oficiais (como, por exemplo, a Direção-Geral de Energia e Geologia), durante a próxima semana.

Em destaque

Subir