Tecnologia

Street View: Em breve vai poder ir ao Grand Canyon a partir do seu computador

google trekker 1Google já iniciou a exploração no Arizona, com funcionários de mochila às costas. Imagens vão estar disponíveis em breve no serviço Street View.

Desde que lançou o serviço Street View, em maio de 2007, a Google não tem parado de dar a conhecer o mundo real, ao mundo virtual.

Depois de ter iniciado a exploração do fundo dos oceanos (veja aqui imagens), a Google confirmou esta semana que já tem vários funcionários no Grand Canyon, situado no estado norte-americano do Arizona.

O objetivo é mostrar ao mundo o enorme desfiladeiro, na maior parte das zonas apenas acessível a pé. Assim, e sem poder utilizar qualquer veículo, os funcionários da gigante da Internet estão a utilizar o Trekker para recolher as imagens. Trata-se de um dispositivo com as habituais câmaras 360 graus, que é carregado às costas pelo utilizador da Google.

Em comunicado, a empresa norte-americana refere que o sistema pesa sensivelmente 15 quilos. Acrescenta ainda que, além das câmaras, o Trekker possui bateria suficiente para tirar fotografias durante um dia inteiro.

Na mesma nota, a gigante da Internet confirma que já tem vários funcionários no terreno e que as imagens vão ser disponibilizadas em breve, à medida que exploração é efetuada.

O Google Street View foi lançado em 2007. Inicialmente, a companhia colocou veículos nas estradas de várias cidades para fazer o reconhecimento dos locais a 360 graus. Hoje, o Street View é muito mais que isso, tendo sido implementado em lugares onde dificilmente a maioria alguma vez visitaria.

Em 2011, por exemplo, a Google utilizou um pequeno barco para registar imagens do Rio Amazonas (veja aqui). Mais recentemente, mergulhou nos oceanos, para começar a mostrar ao mundo a vida marítima (veja aqui).

google trekker 1 big

Em destaque

Subir