Mundo

Stoptober, o mês indicado para deixar de fumar

O Stoptober é um movimento europeu no âmbito da prevenção e combate ao tabagismo. Tem como objetivo persuadir os fumadores a controlarem moderadamente os impulsos do cigarro durante o mês de Outubro.

Como qualquer vício, o tabagismo não é visto com a devida clarividência pelos fumadores mais impulsivos. O cigarro é visto como que um amigo, um escape que ajuda a descontrair e a queimar tempo, mas também vida.

Nesse sentido, o Stoptober surge com o objetivo de ser uma ajuda importante para quem pretende largar este vício.

Um estudo da revista média britânica, The Lancet, publicado em 2015, revela dados preocupantes sobre o tabagismo. À data do estudo, haviam cerca de mim milhões de fumadores espalhados por todo o mundo, sendo que uma em cada dez mortes estava diretamente relacionada com o vício do tabaco. O estudo teve como amostra os hábitos de 195 países, entre 1990 e 2015. Só no último ano foram registadas 6,4 milhões de mortes devido ao tabagismo, o que é bastante elucidativo sobre este problema.

Segundo um relatório da Direção-Geral de Saúde (DGS), em 2013 contabilizaram-se 12 357 mortes relacionadas com o tabaco em Portugal, cerca de 11 por cento das mortes registadas no país.

O abandono do vício do tabaco não é um processo tão claro assim, sendo que, na grande maioria, são os fumadores que não querem realmente eliminar esse vício.

Neste contexto, países como a Holanda ou Inglaterra, adeptos fiéis do Stoptober e onde os governos se esforçam neste combate, mostram resultados positivos relacionados com este movimento. Na Holanda, onde o governo foi da subida de preços à colocação de imagens chocantes nos maços de tabaco, a média de fumadores diminui. Entre 1990 e 2015, a percentagem de fumadores com mais de 18 anos diminui de 37,5 por cento para 26,1 por cento. No mesmo período, o número de fumadores diários caiu de 32,1 para 19,4 por cento, ao passo que a de fumadores crónicos desceu de 12,2 por cento, em 2001, para cerca de 8,2 por cento, em 2012.

O ato de não fumar apresenta benefícios óbvios para a saúde individual e coletiva, mas também para a sustentabilidade do planeta Terra, já que a indústria do tabaco é uma das mais poluentes do mundo.

 

Em destaque

Subir