Ciência

Stonehenge já era: Monumento de Durrington é bem maior e mais antigo

As pedras de Stonehenge são ‘anãs’ à beira da nova descoberta, em Durrington Walls. O monumento revelado por sensores de alta tecnologia é cinco vezes maior do que Stonehenge e ainda mais antigo. O Superhenge será a maior estrutura neolítica da Grã-Bretanha.

Está a visualizar Stonehenge, o misterioso complexo de pedras que e um dos mais importantes monumentos neolíticos do mundo? Então deixe essa imagem de lado, pois uma equipa de investigadores descobriu um monumento bem maior e ainda mais antigo do que Stonehenge.

Na mesma região, a cerca de três quilómetros de Stonehenge, existe um ‘amontoado’ de pedras que sempre intrigou os cientistas. Mas só agora, com o recurso a sensores de alta tecnologia, é que a verdade veio ao de cima (literalmente).

No Superhenge, como já foi alcunhado, há pedras com mais de quatro metros de altura, enterradas a cerca de um metro de profundidade e ladeando uma vala circular com cerca de 20 metros de diâmetro. Para além de um tamanho cinco vezes superior a Stonehenge, o monumento é ainda mais antigo, com uma idade a rondar os 4,5 mil anos.

De acordo com os investigadores do Stonehenge Hidden Landscapes, que tem vindo a mapear o subterrâneo da região desde há cinco anos (com os referidos sensores de alta tecnologia, o que evitou o recurso a escavações), o Superhenge terá uma circunferência de quilómetro e meio e um diâmetro de 500 metros, “uma escala extraordinária”.

“Pensamos que não há nada como isso no mundo. Isto é completamente novo e a escala é extraordinária”, admitiu Vince Gaffney, o investigador da Universidade de Bradford que coordena os trabalhos.

A descoberta foi apresentada na abertura do Festival de Ciência Britânico, que decorre na Universidade de Bradford. Tal como Stonehenge, que já era um dos maiores monumentos neolíticos da Europa, o Superhenge seria uma ‘praça’ para a realização de rituais.

Em destaque

Subir