Mundo

Steve Jobs não quis ser operado numa altura em que a cura era possível

steve_jobs_appleQuem o diz é Walter Issacson, autor da biografia do ex-CEO da Apple, em entrevista à CBS. Jobs podia ter vencido a doença em 2003 mas apenas um ano depois se submeteu à cirurgia que de nada adiantou.

Havia uma pequena possibilidade de Steve Jobs ainda estar vivo. O ex-CEO da Apple, a quem foi diagnosticado um cancro no pâncreas em 2003, recusou uma cirurgia quando recebeu a notícia dos médicos. Nesse ano, o problema estava apenas no início. O cancro era dos que crescem muito devagar e havia cinco por cento de hipóteses de ser completamente curado.

Mas a sua atitude positiva acabaria por ser fatal anos mais tarde. Jobs preferiu ficar longe da mesa de operações e optar por um tratamento macrobiótico. Um ano depois, em 2004, percebeu que tinha tomado uma das piores decisões da sua vida. Nove meses depois de dizer não à operação, Steve aceitou ser operado mas já era tarde. O cancro desenvolveu-se para outras partes do corpo e os cinco por cento de hipóteses tinham desaparecido.

No programa ’60 minutos’ da CBS, Walter Issacson afirma que Jobs foi questionado sobre a sua decisão. Para o visionário, ir para a mesa de operações era quase como ser violado: “Não quero ser aberto dessa maneira”, terá dito o gestor da Apple na altura.

Para o autor da biografia, tudo não passou de uma fé cega na cura: “Quando alguém ignora algo que não quer ver acontecer, pode existir um pensamento mágico que resolva o problema”, diz Issacson sobre a forma como Jobs pensava na altura.

É certo que esta forma de pensar fez com que muita coisa se concretizasse na vida de Steve, principalmente no meio empresarial. Na parte pessoal, e na saúde mais concretamente, Jobs tomou a pior decisão da sua existência.

Outra revelação surpreendente acontece nos últimos tempos de vida do empresário. Segundo a biografia de Walter Issacson, que fez mais de 40 entrevistas, que dão origem à obra, Bill Gates, o seu eterno rival da Microsoft, foi uma das últimas pessoas que Steve Jobs quis ver.

A biografia estará à venda nos Estados Unidos na próxima semana. A Portugal, chega apenas em novembro.

Em destaque

Subir