Apresentações/Novidades

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio o SUV mais rápido do Mundo

A Alfa Romeo reclama para si o título de SUV mais rápido do Mundo, ao lançar o Stelvio Quadrifoglio. E a marca italiana não se coibiu inclusivamente de ir até Nurburgring para provar aquilo que este esta versão desportiva do seu modelo é mesmo o mais veloz. No famoso Nordeschleife o Stelvio Quadrifoglio logrou uma volta aos 24 quilómetros do traçado em 7 minutos e 51,7 segundos, uma marca muito semelhante à conseguida pelo BMW M4, que é um carro de turismo com melhor aerodinâmica.

Para conseguir este resultado a Alfa Romeo montou no Stelvio um motor de 2,9 litros V6 biturbo em alumínio, com uma potência de 510 cv – e tração integral Q4 –, que lhe permite ir dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 283 km/h.

Em termos de SUV, o Stelvio Quadrifoglio superou em oito segundos o anterior recorde de Nurburgring, conseguido por um Porsche Cayenne Turbo S (570 cv), quando conseguira superar a marca de oito minutos e 14 segundos conseguida anteriormente pelo Range Rover Sport SVR (550 cv).  Uma particularidade deste Alfa Romeo é que o sistema Q4 transfere 100 por cento do binário para o eixo traseiro, mas à medida em que se aproxima o limite de aderência das rodas transmite 50 por cento da potência para o eixo dianteiro.

Como é natural este Quadrifoglio tem uma estrutura a pensar nas performances, como admite o presidente da Alfa Romeo, Reid Bigland, que destaca o facto de ser, num curto espaço de tempo, o segundo modelo de Arese com um recorde de Nurburgring. O Giulia Quadrifoglio já tinha sido a berlina de quatro portas mais rápida no Nordeschleife.

Veja as imagens do mais desportivo SUV da Alfa Romeo em ação no Nurburgring.

Em destaque

Subir