Mundo

Descoberto novo navio com tesouro no fundo do mar (vídeo)

ss_mantolaExpedição Odyssey Marine Exploration encontra um novo tesouro, desta vez no SS Mantola, navio inglês afundado por um submarino alemão, em 1917, e que carregava 19 toneladas de prata. Esta descoberta surge duas semanas depois de ter sido encontrado o navio SS Gairsoppa, que jaz no fundo das águas com 200 toneladas do mesmo metal precioso.

São 19 milhões de dólares que se escondiam no fundo das águas, no SS Mantola, agora descoberto pela Odyssey Marine Exploration, ao largo da costa irlandesa. O navio jazia no fundo do Atlântico desde 1917.

Neste ano, foi atingido por um torpedo, que interrompeu a viagem entre Reino Unido e Calcutá (Índia) e provocou a morte a sete passageiros. Os destroços do SS Mantola foram encontrados relativamente perto do SS Gairsoppa: a apenas 160 quilómetros.

Ficou a 2500 metros da superfície e sabia-se que tinha um autêntico tesouro, que será repartido: 80 por cento da prata ficará na posse da empresa exploradora e os restantes 20 por cento serão do Departamento de Transportes do governo inglês. A partir do verão, será recuperado das águas.

Há duas semanas, a Odyssey Marine Exploration tinha descoberto destroços de outro navio, o SS Gairsoppa, no Oceano Atlântico, junto à costa da Irlanda, com 200 toneladas de prata, avaliadas em 170 milhões de euros. Tratava-se de um cargueiro inglês, afundado durante a II Guerra Mundial, há 70 anos. Os exploradores foram às profundezas do mar – a 4700 metros –, recorrendo a uma tecnologia de sonares.

A equipa irá recuperar as duas embarcações naufragadas. A partir de março de 2012, a Odyssey Marine Exploration dará início ao processo de retirada do SS Gairsoppa. No verão, resgata o SS Mantola. Veja as imagens da nova descoberta:

https://www.youtube.com/watch?v=6HShcH0ft4s

Em destaque

Subir