Nas Notícias

Sprint para a prisão: Oscar Pistorius apanha cinco anos e escapa a mais três

oscar pistorius O atleta Oscar Pistorius foi condenado a cinco anos de prisão, mas poderia ter apanhado oito. O sul-africano foi condenado a pena efetiva por homicídio involuntário da namorada, a modelo Reeva Steenkamp, enquanto a sentença por posse de arma fica suspensa.

Oscar Pistorius, de 27 anos, foi hoje condenado a oito anos de prisão, cinco de pena efetiva e mais três com pena suspensa.

De acordo com o Supremo Tribunal de Pretória (África do Sul), o atleta olímpico e paralímpico teria sempre de cumprir algum tempo na cadeia, devido à gravidade de delito e ao mediatismo do caso, mas atendendo às atenuantes, como a personalidade do arguido.

“A pena sem prisão iria enviar uma mensagem errada à sociedade, mas uma longa pena de prisão não seria também apropriada”, explicou Thokozile Masipa, a juíza presidente.

A magistrada reforçou o argumento: “Seria um dia triste para o país se fosse criada a impressão de que havia uma lei para os pobres e desfavorecidos e outra para os ricos e famosos”.

Oscar Pistorius foi condenado a cinco anos de prisão pelo homicídio involuntário da namorada, a modelo Reeva Steenkamp, em fevereiro de 2013.

O tribunal concluiu que o arguido acreditou mesmo que estaria um intruso na casa de banho, mas que agiu de forma negligente ao disparar quatro tiros contra a porta (matando a namorada).

Segundo Thokozile Masipa, qualquer pessoa em situação semelhante deveria tomar uma medida racional para evitar consequências graves.

À pena de cinco anos de prisão por homicídio involuntário acresce uma de três anos de prisão por posse de arma, que fica em suspenso durante os oito anos do cúmulo jurídico.

Segundo o advogado da família de Reeva Steenkamp, só dois dos anos da pena serão cumpridos no estabelecimento prisional de Pretória, com os restantes três a serem convertidos em “serviço comunitário sob supervisão”.

A acusação pretende que, do cúmulo de oito anos, Pistorius cumpra pelo menos 10 meses em reclusão.

Em destaque

Subir