Cultura

Spotify consagra tema de Ed Sheeran, o primeiro com 500 mil reproduções

O britânico Ed Sheeran é o primeiro a ter uma música a atingir o meio milhar de reproduções no Spotify. ‘Thinking Out Loud’ é o grande sucesso de um artista que, com 2900 milhões de ‘plays’, apenas é superado no serviço sueco pelo rapper Eminem.

O Youtube tem Psy (o ‘Gangnam Style’ é o vídeo mais visto de sempre), Kim Kardashian e Taylor Swift disputam palmo a palmo a liderança no Instagram, mas no serviço de música por stream mais popular do momento, o Spotify, quem manda é Ed Sheeran.

De acordo com a empresa que gere a plataforma, só existe um tema que atingiu o meio milhar de reproduções: ‘Thinking Out Loud’, do citado Ed Sheeran.

O registo é ainda mais impressionante porque a música foi lançada há cerca de um ano.

O cantor britânico é, no cômputo geral, o número dois: juntando todos os temas, Eminem é quem tem mais reproduções. Mas Ed Sheeran já vai no segundo posto desta tabela, com 2900 milhões de reproduções.

Ainda segundo a informação divulgada pelo próprio Spotify, um em cada quatro ouvintes reproduz pelo menos uma vez por mês um tema da autoria de Ed Sheeran.

Ao nível da origem, os principais fãs do britânico estão na Dinamarca e na Noruega, com Singapura a encerrar o pódio. Como o Spotify é mais popular na Europa, não admira que a seguir venham mais dois países do velho continente, a Suécia e o Reino Unido.

Ainda quanto aos ouvintes de Ed Sheeran, Portugal é o 18.º da lista, com a particularidade de ter menos reproduções do que a pequena república de Malta. Pelo outro lado, está à frente da Alemanha e da Polónia.

No Youtube, o tema ‘Thinking Out Loud’ soma 750 milhões de visualizações, uma ‘ninharia’ face à dimensão da plataforma. Afinal, o citado ‘Gangnam Style’ já vai além dos 2430 milhões…

Em destaque

Subir