Desporto

Sporting vence pela primeira vez e exige ser respeitado

sa pinto 2Leões deram a volta ao jogo em 10 minutos depois de estarem a perder praticamente desde o início do jogo. Primeira vitória permite subir ao sétimo lugar da Liga Zon Sagres.

O Sporting alcançou esta segunda-feira a sua primeira vitória no campeonato 2012/13. Em Alvalade, viveram-se momentos emotivos e até Sá Pinto não conseguiu esconder uma lágrima.

O Gil Vicente chegou à vantagem logo aos sete minutos, por Luís Carlos. O avançado brasileiro aproveita um erro da defesa leonina para bater Rui Patrício. Depois, só deu Sporting.

Inúmeros remates, inúmeros avançados, inúmera força e alma. Ricardo Sá Pinto apostou como há muito não se via, os leões tinham mesmo de ganhar esta partida. O golo do empate surge aos 76, por Diego Capel. Apenas nove passados e a reviravolta estava dada. Feito ficou a cargo de Van Wolfswinkel, avançado tantas vezes criticado nos últimos tempos.

No final, era hora de festa e Sá Pinto não conseguiu mesmo esconder a emoção no final do jogo.

Alguns minutos depois do apito final de Vasco Santos, os leões emitiram um comunicado onde pedem respeito e igualdade aos responsáveis pela arbitragem. O emblema de Alvalade refere que, à semelhança do que aconteceu no jogo frente ao Marítimo, a equipa comandada por Sá Pinto foi prejudicada na partida desta segunda-feira, frente ao Gil Vicente: “O Sporting não pode aceitar ocorrências sucessivas que ameaçam colocar em causa a verdade desportiva”, pode ler-se na nota publicada no site oficial.

Veja-a aqui, na íntegra:

“O jogo entre o Sporting Clube de Portugal e o Gil Vicente ficou marcado por uma má arbitragem, que culminou com a inacreditável expulsão do nosso atleta Labyad, a primeira que sofreu na sua carreira desportiva, depois de se ter limitado a ser empurrado pelo adversário, mesmo à frente do auxiliar João Santos.

Pela segunda jornada consecutiva, depois do sucedido frente ao Marítimo, o Sporting foi vítima de arbitragens com óbvio prejuízo para a sua equipa.

O Sporting respeita todos os intervenientes no espetáculo desportivo, mas também exige ser respeitado por todos. Não pode aceitar ocorrências sucessivas que ameaçam colocar em causa a verdade desportiva.

O Sporting não é cego, nem surdo e reagirá sempre que se sentir prejudicado por todos os meios ao seu alcance. O Sporting espera que os responsáveis pelo setor estejam também muito atentos e saibam atuar no sentido de garantir a igualdade de tratamento entre todos os clubes.

24 de setembro 2012”.

Com esta vitória, os leões sobem ao sétimo lugar da Liga Zon Sagres.

Veja aqui os resultados de todos os jogos da quarta jornada:
Moreirense 0-1 Vitória de Guimarães;
FC Porto 4-0 Beira-Mar;
Nacional 3-3 Paços de Ferreira;
Vitória de Setúbal 1-0 Olhanense;
SC Braga 4-1 Rio Ave;
Académica 2-2 Benfica;
Estoril 3-1 Marítimo;
Sporting 2–1 Gil Vicente.

Classificação:
1.º- FC Porto: 4 jogos, 10 pontos;
2.º- Benfica: 4, 8;
3.º- SC Braga: 4, 7;
4.º- Paços de Ferreira: 4, 6;
5.º- Vitória de Guimarães: 4, 5;
6.º- Estoril: 4, 5;
7.º- Sporting: 4, 5;
8.º- Marítimo: 3, 5;
9.º- Vitória de Setúbal: 4, 5;
10.º- Moreirense: 4, 5;
11.º- Académica: 4, 4;
12.º- Olhanense: 4, 4;
13.º- Rio Ave: 4, 4;
14.º- Gil Vicente: 3, 3;
15.º- Nacional: 4, 2;
16.º- Beira-Mar: 4, 2.

Em destaque

Subir