Desporto

Sporting vence Benfica e estende a passadeira do título ao FC Porto

sportingLeões bateram os rivais da segunda circular com golo de Ricky Van Wolfswinkel, de grande penalidade. Vitória permite reconquista do quarto lugar e garante ao FC Porto uma vantagem de quatro pontos para o Benfica, segundo classificado.

O Sporting recebeu e venceu esta noite o Benfica, no jogo que fechou a jornada 26. Mais de 47 mil espectadores estiveram em Alvalade, numa partida em que Ricardo Sá Pinto se estreou no comando da equipa num dérbi.

Do lado dos leões nenhuma surpresa de última hora. Os adeptos pediam só e apenas a conquista dos três pontos. Por um lado era sinónimo de quarto lugar, por outro era sinónimo de vitória no famoso dérbi lisboeta, um jogo em que a classificação parece importar pouco.

Jorge Jesus chegava a este jogo sem Aimar mas com boas novidades na defesa. Com Luisão e Garay recuperados e no 11 inicial, Javi Garcia e Emerson voltaram às suas posições habituais. O problema era mesmo fazer frente a um Sporting motivado pela passagem às meias-finais da Liga Europa.

Primeiro lance de destaque logo no segundo minuto. Gaitán é rasteirado por Anderson Polga mas Artur Soares Dias manda jogar. Não há dúvidas quanto à falta, fica o ponto de interrogação se é dentro ou fora da área.

Um quarto de hora depois o árbitro do Porto não pensou duas vezes em assinalar castigo máximo a favor dos leões. Van Wolfswinkel aproveita a lentidão dos centrais benfiquistas e ganha espaço a Luisão, que com um toque ligeiro no pescoço desequilibra o avançado holandês dentro da área. Artur para um lado, remate do camisola 9 para o outro, estava feito o 1-0 e a história do jogo estava contada.

No segundo tempo, Jorge Jesus ainda lançou Djaló, Nélson Oliveira e Nolito mas a muralha do meio campo leonino foi sempre mais forte. Ricardo Sá Pinto entregou bem a posse de bola ao adversário, apostando maioritariamente no contra ataque com Izmailov e Matias Fernández no comando. Não fosse Artur um dos melhores dos encarnados e o Sporting até poderia ter vencido por uma margem maior.

Numa partida em que como é normal não faltaram casos, os leões acabam por vencer bem. Mais inteligentes, mais capazes até do ponto de vista físico, nas cabeças dos adeptos fica a pena por esta fase não ter surgido no início da temporada.

Quanto ao Benfica, e à semelhança do que já é normal na era Jorge Jesus, acaba por fazer um fim de época péssimo. Depois do adeus à Liga dos Campeões, o título está agora mais longe e a Taça da Liga nunca chegará para salvar o ano.

Numa altura em que faltam quatro jogos para o final da Liga Zon Sagres, as águias têm o FC Porto a quatro pontos de distância, quando estão agora apenas 12 em disputa. O Sporting é dono e senhor do quarto posto, depois de nesta jornada o Marítimo ter perdido nos Barreiros com o Nacional por 4-2.

Em destaque

Subir