Desporto

Sporting perde caso-Doyen, SAD reage em comunicado e fala em “vergonha”

O clube de Alvalade perdeu o caso-Doyen e tem de pagar a este fundo 12 milhões de euros.  Trata-se de uma decisão final, sem mais hipóteses de recurso.  A SAD já reagiu em comunicado.

O Supremo Tribunal da Suíça não deu provimento ao recurso apresentado pelo Sporting, no caso-Doyen, confirmando a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto de Lausanne (TAS), que condenara o clube ao pagamento de 12 milhões de euros à Doyen (valor ao qual acrescem juros).

O clube de Alvalade reagiu em comunicado, falando em “vergonha”.

“A manutenção de situações como esta é uma das muitas razões que têm levado o presidente do Sporting a manifestar publicamente, em inúmeras entrevistas, ‘vergonha’ pelo estado em que se encontra o mundo do futebol”, pode ler-se.

O Sporting reitera a convicção de que tem razão, neste caso: “Apesar de estarmos absolutamente convictos de que a razão nos assiste e está do nosso lado – e a prova de que é assim foi, não só o apoio manifestado pela FIFA e pela UEFA em diversas ocasiões à posição do Sporting sobre este tema em concreto e sobre a questão dos fundos em geral, mas também o facto de terem tido intervenção direta no processo – foi também afirmado em diversas Assembleias Gerais da SAD e do clube e noutros fóruns que este era um processo que poderíamos perder tendo em conta o caráter cego da Justiça”.

A SAD salienta também que o impacto financeiro desta decisão já estava “provisionado nas contas”, pelo que não apresenta “qualquer risco para as mesmas, não sendo necessária a venda de ativos como por exemplo a alienação de direitos desportivos de atletas”.

Também as regras do fairplay financeiro e a reestruturação financeira aprovada em 2013 não estão em risco.

Recorde-se que este diferendo nasceu com a transferência de Marcos Rojo para o Manchester United. A Doyen detinha parte do passe do jogador, mas Bruno de Carvalho entendeu que não devia pagar a percentagem da mais-valia que o negócio gerou. A Doyen tinha participado na aquisição do defesa ao Spartak de Moscovo.

Em destaque

Subir