Desporto

Sporting em alta, FC Porto em queda, Benfica tenta o apogeu

liga portuguesa futebol Na ronda em que o FC Porto volta a claudicar, aguardando agora que o Benfica tropece em Paços de Ferreira, o Sporting venceu em toda a linha. A equipa de Marco Silva tira partido não só do desaire do dragão, mas também dos maus resultados de Vitória de Guimarães e Sporting de Braga.

A jornada que marca o arranque da segunda volta do campeonato pode antecipar uma caminhada triunfal do Benfica rumo ao título, caso os encarnados derrotem o Paços de Ferreira e aumentem a diferença para nove pontos, relativamente ao segundo classificado.

A derrota do FC Porto diante do Marítimo, no Funchal, por 1-0, mostrou um dragão infeliz, é certo, mas incapaz de cumprir a obrigação de vencer.

No arranque da segunda volta, a equipa de Lopetegui poderia ficar a três pontos do Benfica e deixar a formação de Jorge Jesus sob pressão.

No entanto, o cenário inverte-se: os seis pontos de vantagem são o pior cenário que o Benfica enfrenta, sendo que pode alargar essa diferença para nove pontos.

No entanto, o Paços de Ferreira de Paulo Fonseca (ironia do destino) pode colocar um travão na euforia benfiquista. Só logo à noite se podem fazer as derradeiras contas da jornada 18.

Independentemente de todos os cenários, certo é que o Sporting, para já, ganhou em toda a linha. Ao derrotar a Académica (por 1-0, com golo de João Mário), a equipa de Marco Silva afastou-se do duo minhoto.

Mais: o jovem técnico leonino consegue melhor do que Leonardo Jardim, que nesta ronda, há um ano, tinha 38 pontos, o que compara com os 39 atuais.

O Vitória de Guimarães empatou com o Gil Vicente em casa, enquanto o Sporting de Braga foi derrotado pelo Boavista, no Bessa, o que libertou o Sporting, que está a um ponto do segundo lugar e, neste momento, a sete do líder Benfica.

Veja os resultados da 18.ª jornada, que encerra hoje, a partir das 20h30, com o Paços de Ferreira-Benfica:

V. Guimarães, 2 – Gil Vicente, 2

V. Setúbal, 4 – Rio Ave, 1

Moreirense, 2 – Nacional, 3

Sporting, 1 – Académica, 0

Belenenses, 0 – Penafiel, 0

Estoril, 1 – Arouca, 0

Marítimo, 1 – FC Porto, 0

Boavista, 1 – Sp. Braga, 0

P. Ferreira – Benfica (hoje, às 20h00)

Em destaque

Subir