Nas Notícias

Spam: Falsas ofertas de emprego divulgadas por email

“Maomé não vai para a montanha – a montanha venha para maomé”, “Boas-vindas”, “o emprego e de algumas horas por dia” e “oferta” são o assunto de uma praga de emails, que estão a ser bombardeados em massa, com ofertas de emprego. Na verdade, trata-se de um vírus.

O email surgiu em massa e os endereços eletrónicos atingidos receberam dezenas de cópias. Os assuntos diferiam, mas o corpo do email era semelhante: falsas ofertas de emprego, com promessas de rendimentos na ordem dos 1200 euros.

O corpo do texto (um Português desrespeitado) e a forma como o email é difundido seriam suficientes para causar desconfiança, mas os cibernautas mais distraídos podem cair na farsa e contaminar o computador.

“Maomé não vai para a montanha – a montanha venha a Maomé” é um dos assuntos.
“Nós vamos para Você com a proposta dum emprego a tempo parcial com o horário libre e com os ganhos a partir de 1 200 EUROS (o limite superior não é limitado e depende das suas capacidades)”, refere o email.

“Nós não vamos a carregar-lhe con alguns contratos – Você só pode esforçar-se -o pagamento a base da taxa de juros após cada transação. Informe-nos sobre o seu desejo”, pode ler-se, ainda, antes de um link que contém o vírus.

Para os utilizadores do Outlook, existe uma ferramenta que permite canalizar todos os emails indesejados diretamente para a caixa de emails eliminados. Será a melhor forma de banir esta praga.

Uma dica útil é não ler emails de origem duvidosa e desconfiar sempre de grandes propostas de emprego.

Em destaque

Subir