Nas Notícias

Sociedade Ponto Verde dá-lhe dicas para reciclar em época natalícia

Todas as ocasiões são boas para reciclar, mas há alturas mais especiais do que outras: o Natal e o Ano Novo são um bom exemplo disso. Conheça as dicas da Sociedade Ponto Verde para reduzir a produção de resíduos nesta época festiva. E não se esqueça: “Não desperdice este Natal”.

Com o início de mais uma quadra natalícia, aproxima-se um período em que o estímulo ao consumo provoca um maior impacto ambiental, com o desgaste de recursos e a consequente produção de resíduos e o aumento do uso energético e produção de gases com efeito de estufa. Apelando a um Natal mais Sustentável, ficam várias ideias que promovem o respeito pelo ambiente, o apoio a projetos Sociais e a redução de custos. “A reciclar, todos teremos muitos e Felizes Natais”, é o desejo da Sociedade Ponto Verde para este ano.

Sempre que comprar uma prenda evite pedir saco para transporte. Muitas prendas cabem num mesmo saco.

Lembre-se que a melhor prenda que pode dar a uma criança é sempre o seu exemplo. Ensine a fazer e faça dos mais pequenos os “guardiões” da reciclagem.

Aproveite a ocasião e dê largas à sua veia criativa: há mil e uma decorações de Natal que pode fazer em casa, a partir de materiais usados que podem dar ainda mais alegria à noite mágica.

Natal sem luzes de Natal…não é Natal. Por isso, é importante escolher bem o tipo de iluminações optando por soluções de baixo consumo. Sempre que não estiver em casa não se esqueça de desligar todas as iluminações. Ajude o planeta a brilhar mais.

É bom passar o Natal à lareira ou, se não for o caso, com o aquecimento da casa ligado. Fuja ao frio, mas não exagere no calor. Poupe energia sempre que puder e dê espaço ao calor humano.

Prefira o comércio tradicional e local ou as compras online. São as melhores soluções, pois poupamos no combustível e nas filas de trânsito.

Há dias melhores e há dias piores. É assim em tudo e as compras de Natal não são exceção. Escolha os dias com menos pessoas e as horas mais “mortas” do dia para conseguir comprar com mais tranquilidade e conforto.

Escolher bem o meio de transporte para fazer as compras de Natal é essencial. Se tiver de ir em viatura própria, combine com outras pessoas e poupe no trânsito e nas despesas. Até pode ser mais divertido ter companhia.

Ao contrário do orçamento familiar, a imaginação não tem limites. Assim, opte por fazer os seus próprios presentes e/ou cabazes de Natal. Personalize as prendas que dá, dando aos outros o melhor de si.

O sistema do “amigo secreto” não só é divertido como permite uma troca de prendas mais racional, por exemplo, no caso de grupos. Desta forma, é possível receber uma prenda “grande” em vez de várias “pequenas”.

É este ano que vai adotar um animal de estimação? Lembre-se que é uma decisão importante que implica responsabilidade e planeamento. Se decidir ir em frente, dê prioridade aos animais abandonados ou à guarda de uma instituição. São eles que mais precisam do amor de um novo dono.

Comida a mais na mesa não é sinónimo de felicidade. É importante fazer bem as contas às refeições, tendo em atenção o número de pessoas. Muitas vezes, a diferença está nos detalhes e não nos excessos.

Nos jantares com amigos e colegas, faça uma lista de quem traz o quê. Uma boa organização é essencial para se poupar, mas sobretudo para não se estragar.

Já ouviu falar no projeto “Refood”? Pois bem, informe-se como funciona na sua zona e decida, à partida, o que fazer às sobras de comida. O Natal é para ajudar os outros e quem mais precisa.

O voluntariado é um ato de humanidade, importante em qualquer altura do ano. Mas, nesta quadra, pode ter um significado muito especial. Procure onde pode dar o seu contributo, ajudando a servir ceias de Natal a quem mais precisa.

Todos desejamos um Ano Novo melhor, com muita saúde e bem-estar. E também podemos fazer por isso, cuidando de nós e do nosso equilíbrio. Para isso, é essencial consumirmos alimentos biológicos e naturais. Procure nos mercados tradicionais e produtores locais.

A festa da Passagem de Ano pode ser sinónimo de alegria, boa disposição, muita esperança e…pouco lixo. Faça por ter uma festa que não produza resíduos em excesso. Leve sacos especiais para fazer a separação das embalagens para reciclagem.

A acumulação de lixo na Noite de Natal e na da Passagem do Ano é um fenómeno recorrente. Evite utilizar os ecopontos nestas noites, guardando o que puder para deitar fora depois. A limpeza das ruas também precisa do nosso contributo.

Em destaque

Subir