Nas Notícias

Soyuz regressa ao Cazaquistão e pousa os três tripulantes em segurança

soyuz regressa A nave Soyuz regressou à Terra, trazendo de volta três ‘habitantes’ da Estação Espacial Internacional. O vaivém pousou em segurança, no Cazaquistão. Koichi Wakata, Mikhail Tyurin e Rick Mastracchio voltaram a casa após uma missão de seis meses.

O taikonauta japonês Koichi Wakata, o cosmonauta russo Mikhail Tyurin e o astronauta norte-americano Rick Mastracchio estão de volta à Terra, após uma missão de seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla internacional).

Os três antigos ‘moradores’ da ISS regressaram na nave russa Soyuz TMA-11M, que aterrou em segurança numa zona próxima à área prevista, no Cazaquistão.

De acordo com o Centro de Controle de Missões (CCM), a aterragem do vaivém foi monitorizada por aviões e helicópteros Mi-8, para além de outros veículos de busca e recuperação.

A tripulação a bordo da ISS ficou reduzida aos cosmonautas russos Alexander Skvortsov e Oleg Artemiev e ao astronauta norte-americano Steven Swanson.

A 28 de maio deverão chegar os novos ‘habitantes’ de um projeto cujo futuro está ameaçado pela crise na Ucrânia.

Embora não de forma oficial, a Rússia respondeu ao agravamento das sanções com o anúncio de que não vai continuar a suportar a ISS após 2020, apesar dos pedidos formais dos EUA para a manutenção do projeto.

“Precisamos da ISS até 2020. Depois de 2020, gostaríamos de canalizar estes recursos para projetos espaciais mais promissores”, afirmou, ontem, o vice-primeiro-ministro russo, Dmitri Rogozin.

 

Em destaque

Subir