Nas Notícias

Sousa Cintra fugiu o Fisco transferindo moradia para fundação

Segundo o Correio da Manhã, o antigo presidente do Sporting transferiu a moradia onde reside, em Lisboa, para a Fundação Sousa Cintra. E assim não tem de pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis relativo àquele bem, avaliado em 1,8 milhões de euros.

A casa onde o antigo presidente do Sporting vive não lhe pertence, depois de ter sido incluída na lista de bens da sua própria fundação. A história, contada pelo Correio da Manhã, revela que a moradia e a quinta foram transferidas para a Fundação Sousa Cintra.

Cedendo a propriedade daquele bem a uma fundação, Cintra livra-se de pagar o imposto sobre imóveis, a que estaria obrigado. Como pessoas coletivas de utilidade pública, as fundações “que prossigam fins de interesse geral ou da comunidade nacional” usufruem de isenção de IMI.

No entanto, segundo diz a lei, esta isenção só se aplica “aos prédios ou parte de prédios destinados diretamente à realização dos seus fins”. Fica por apurar se a moradia de Sousa Cintra está ao serviço da sua fundação.

Em destaque

Subir