Nas Notícias

SOS Racismo apresenta queixa contra João Braga após “declarações racistas e homofóbicas”

O post de João Braga publicado no Facebook (e entretanto apagado) levou a SOS Racismo a apresentar uma queixa contra o fadista. “A agressão não é opinião, o insulto não é opinião, o racismo não é opinião”, realça aquela organização não-governamental.

Em reação à eleição de ‘Moonlight’ como melhor filme, na edição dos Óscares, João Braga teceu um comentário, no Facebook, que gerou indignação.

“Agora basta ser preto ou gay para se ganhar Óscares”, comentou o fadista, referindo-se a ‘Moonlight’, um filme que conta a história de um jovem negro e homossexual.

O post foi apagado, após uma onda de insultos. Os seguidores de João Braga censuraram aquele post e fizeram duras críticas no post, entretanto apagado.

João Braga, porém, voltou à carga, escudando-se na liberdade de expressão e com mais palavras ingratas para quem o censura.

“Chiça, que os herdeiros de Estaline são mesmo avessos à liberdade de expressão!”, escreveu, num novo post, também ele apagado.

O caso prosseguiu com o anúncio, por parte da SOS Racismo, da apresentação de uma queixa contra João Braga.

“No atual contexto político e com o crescimento de movimentos e discursos racistas, as declarações racistas e homofóbicas de João Braga devem ser denunciadas e repudiadas”, realçou aquela organização, num comunicado.

A participação seguiu para a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR).

“A agressão não é opinião, o insulto não é opinião, o racismo não é opinião”, assinala ainda aquela organização não-governamental.

Em destaque

Subir