Desporto

Sorteio da Champions: O que Benfica, FC Porto e Sporting já podem saber

Com a maioria dos campeonatos terminados ou com classificações definidas, já é possível antecipar o que aguarda Benfica e FC Porto, na Liga dos Campeões. O Sporting terá ainda de ultrapassar a pré-eliminatória, mas os adeptos leoninos podem também esclarecer algumas dúvidas, caso a qualificação se confirme.

Com os campeões nacionais inseridos no primeiro pote, é ponto assente que o Benfica fica desde já a saber que evita Real Madrid (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Chelsea (Inglaterra), Juventus (Itália), Mónaco (França), Spartak Moscovo (Rússia) e Shakhtar Donetsk (Ucrânia), no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Equipas que podem atravessar-se mo caminho do FC Porto, que tem presença assegurada no pote 2. Qualquer uma daquelas equipas, à exceção do Benfica, pode cair no grupo dos dragões.

E neste pote 2 estão outros potenciais adversários encarnados. São eles Barcelona (Espanha), Atlético de Madrid (Espanha), Paris Saint-Germain (França), Borussia Dortmund (Alemanha) e Manchester City (Inglaterra).

Resta ainda saber que outras duas equipas fecham este pote: o Sevilha, se se qualificar, será, em teoria, um dos adversários a evitar. Também uma vitória do Manchester United colocaria a equipa de Mourinho como possível adversário do Benfica.

Esta nova regra de conceder primazia de cabeça de série aos campeões não significa, necessariamente, que o Benfica tem missão facilitada. Sendo certo que foge a alguns tubarões, pode ter de se cruzar com equipas de má memória (Dortmund, por exemplo), ou clubes milionários.

Exceto FC Porto e Benfica, o Sporting, caso se qualifique, terá todos estes clubes como possíveis rivais na fase de grupos. Os leões podem chegar ao pote 3, mas o mais provável é que sejam colocados no pote quatro, onde estão para já, apenas, Feyenoord e RB Leipzig.

As indefinições decorrentes dos resultados das pré-eliminatórias evitam que se possa adiantar, nesta altura, mais informação.

Em destaque

Subir