Tecnologia

Sony: E se pudesse ‘sacar’ energia de outro smartphone para recarregar o seu?

E se pudesse encostar o seu smartphone ao de um amigo e obter carga para a sua bateria que está a dar as últimas? Pois bem, é isso mesmo que a Sony pretende fazer no futuro.

A Sony patenteou um conceito de carregamento que permite ‘roubar’ energia a outro smartphone, sem a necessidade de recorrer, sequer, a cabos de ligação.

A patente é de 2014, mas foi agora atualizada, o que indica que a Sony quer mesmo levar o conceito para a frente.

A ideia passa por usar uma tecnologia idêntica ao NFC (ou até a mesma, para troca de informação) e permitir que um smartphone se possa recarregar através de outro.

À semelhança do que acontece com as redes Wi-Fi, isto só seria possível com a presença de uma antena própria, para transmissão de energia.

Assim, e através de dispositivos compatíveis nas proximidades, poderia recarregar o seu dispositivo sem ter de procurar uma tomada.

A ideia é mesmo para avançar por parte da Sony. De outra forma, a marca não procederia à atualização desta patente criada ainda em 2014.

Diferente da tecnologia de carregamento sem fios hoje utilizada, este método da Sony não necessita de nenhuma base de carregamento, sendo tudo sem fios, como as redes wireless.

Claro que, este processo obedeceria a regras, como a carga de energia disponível no dispositivo transmissor, que tem de estar a um nível elevado ou ligado à corrente.

Em destaque

Subir