Tecnologia

Sony patenteia lente de contacto com uma câmara incorporada

A Sony patenteou uma lente de contacto que tem uma câmara de vídeo incorporada, com funções como zoom e armazenamento de imagem. Um projeto futurista, que levanta questões éticas, relacionadas com o direito à privacidade.

É um projeto digno de uma série de ficção científica. De acordo com a United States Patent, entidade que tem a seu cargo a concessão de patentes nos Estados Unidos, a Sony está a desenvolver, há dois anos, um projeto que tem como finalidade a produção de lentes de contacto com uma câmara incorporada, capaz de filmar, reproduzir e armazenar vídeos, com zoom e focagem.

Esta espécie de ‘olho robótico’ a ser usado pelos humanos pode entusiasmar os adeptos de novas tecnologias, até pelo modo simples como a lente da Sony funciona. No entanto, levanta questões éticas, que se prendem com a privacidade.

A lente futurista da Sony é, alegadamente, controlada de forma simples pelo utilizador, que pode controlar a câmara através de movimentos dos olhos – piscar um olho para gravar, outro para reproduzir e os dois em simultâneo para gravar.

O objetivo da marca será chegar um pouco mais longe do que o Google Glass, ainda que sejam conhecidos poucos detalhes sobre esta nova lente.

Para já, levanta-se uma dúvida: como será possível criar uma câmara minúscula com tantas opções? Como poderá uma lente minúscula albergar uma câmara de vídeo e funcionar através de estímulos dos olhos?

Certo é que há algumas décadas não acreditaríamos ser possível criar a tecnologia que temos atualmente. O projeto da Sony é revolucionário, mas pode nem ‘ver’ a luz do dia. A menos que as leis sobre privacidade sejam alteradas, o que é pouco crível.

Em destaque

Subir