Tecnologia

Sony em crise arranca com reestruturação e manda dois mil para o desemprego

sony1Empresa japonesa anunciou em abril deste ano uma reestruturação, que se inicia agora com o fecho de uma fábrica no Japão. Cerca de dois mil funcionários vão para o desemprego, de um total de 10 mil que estão previstos no plano.

A crise económica mundial está afetar fortemente a Sony, empresa japonesa que tem vindo a registar, ano após ano, prejuízos elevados. Em abril deste ano, a companhia anunciou que iria despedir um total de 10 mil funcionários, cerca de seis por cento dos seus quadros (saiba mais aqui).

Passados cerca de cinco meses, o plano de reestruturação começa. Esta semana, a companhia japonesa confirma que vai fechar um das fábricas do seu país, na região de Gifu, onde duas mil pessoas vão para o desemprego, ou aceitam reformas antecipadas. Como seria de esperar, a empresa justifica a decisão com a crise que se faz sentir e a necessidade de se reestruturar para o mercado eletrónico, cada vez mais competitivo.

Só durante este ano, estima-se que a companhia japonesa tenha perdas de cerca de dois mil milhões de euros

A Sony refere ainda que vai avançar com decisões semelhantes noutras regiões. Em Tóquio, por exemplo, onde está sediada, a empresa espera reduzir em 20 por cento o número de funcionários.

Nokia e Blackberry pelo mesmo caminho
O milhares de despedimentos de gigantes da eletrónica não ocorrem apenas na Sony. A Nokia, empresa que já foi líder mundial na venda de telemóveis, confirmou em junho que também vai mandar para o desemprego 10 mil funcionários (saiba mais aqui).

Já a Research in Motion, fabricante do Blackberry, vai ‘dispensar’ cinco mil, segundo confirmou a companhia canadiana, também em junho passado (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir