Nas Notícias

Sono, uma exigência e um ato de prevenção de problemas de saúde

sonoO sono (a sua falta, ou dormir em excesso) tem muito maior influência na saúde do que se pensava e pode aumentar os riscos de padecer de doenças como cancro, doenças cardiovasculares, diabetes ou depressão. Teresa Paiva, neurologista, aponta o descanso como central para o equilíbrio do corpo, na proteção da saúde e na criação artística.

Planear as horas de sono e dar maior importância às horas que dormimos pode ser o segredo para evitar ou combater algumas das principais doenças que afetam as sociedades modernas, desde diabetes à hipertensão arterial, passando pela depressão, problemas cardiovasculares e até mesmo o cancro, cuja prevalência depende das horas que o ser humano dorme.

A conclusão é de Teresa Paiva, neurologista que aponta a necessidade de se criarem regras relacionadas com o sono, para prevenir diversas doenças que são a principal causa de morte nos países desenvolvidos. Dormir pouco ou em excesso tem “efeitos orgânicos sobre a saúde” e acarreta também problemas “complicados no que diz respeito à cognição”.

Um sono incorreto leva ainda a que se “pense mal”, além de criar “graves problemas de memória”, segundo declarações da neurologista à agência Lusa. O resultado é uma perda de “equilíbrios emocionais”, com múltiplos efeitos negativos para o organismo humano.

A médica aponta a ausência de sono como “extremamente perigosa”, pelo que alerta para a obrigação de se cumprirem regras, sob pena de o ser humano içar mais suscetível a doenças que, à partida, parecem não ter relação com a necessidade de dormir.

A neurologista Teresa Paiva participou ontem no ‘Simpósio Aquém e Além do Cérebro’, que decorreu na cidade do Porto e abordou também o paralelismo entre sonho e desenvolvimento social. Os sonhos terão conduzido a grandes descobertas da humanidade, como é exemplo a realidade virtual.

Trata-se de uma descoberta que tem origem no sonho, que representa “colocar na prática algo que o ser humano imaginou”. Teresa Paiva considera que muitas das criações da humanidade (ou obras literárias e artísticas) nasceram de um sonho que foi transportado para a realidade.

Dormir é uma exigência, um ato de prevenção de problemas de saúde, uma inspiração para a criação artística. Eis o fascinante mundo do sono. A propósito: Sabia que o sono pode melhorar com a idade? Leia mais.

Em destaque

Subir