Nas Notícias

Sondagem/Madeira: Jardim renova maioria com pior resultado de sempre

alberto_joao_jardim2A poucos dias das eleições na Madeira, as sondagens apontam para uma maioria absoluta de Alberto João Jardim, não obstante estar perante o pior resultado de sempre. O PSD deverá perder entre oito e nove deputados.

O pior resultado de sempre, ou uma maioria absoluta? Ambos, dizem as sondagens. Paradoxalmente, o pior resultado de sempre do PSD na Madeira pode ser a maior vitória de Alberto João Jardim, que está envolvido na polémica das contas do Governo Regional.

Segundo os mais recentes estudos de opinião, que tentam antecipar o resultado eleitoral de domingo, Jardim consegue mais de 50 por cento dos votos, muito longe do PS (17 por cento) e do CDS-PP (13 por cento).

As sondagens da Intercampus (realizada para a TVI) e da Eurosondagem (para o Diário de Notícias da Madeira e TSF) antecipam este cenário: manutenção da maioria por parte de Jardim, a uma longa distância dos dois partidos mais votados.

Não obstante este cenário, os responsáveis sociais-democratas apelam a uma votação em massa, por parte dos eleitores da Região Autónoma. O PSD-Madeira considera que estas sondagens têm como objetivo desencorajar os eleitores. Se a vitória de Jardim está ‘garantida’, essa maioria está presa por fios e a folga das sondagens é curta, para o atual presidente.

Evitar a maioria é a grande meta da oposição. Sem ela, Jardim enfrentaria um cenário histórico e teria de saber dialogar com a oposição. Os estudos fazem prever uma perda de oito a nove deputados do PSD, o que não deixa de ser relevante, já que o PSD perde-os para PS e CDS-PP.

O estudo da Eurosondagem prevê 50,5 por cento para PSD (26 deputados), 17 pontos percentuais para PS (nove), 10,5 pontos para CDS-PP (cinco deputados), 5,5 para a CDU (dois), 3,5 por cento para Bloco de Esquerda (um), 3,3 para o MTP, 2,5 para o PAN e dois por cento para o PND (cada um com um deputado). Realce-se a eleição, pela primeira vez, de um deputado por parte do PAN.

Em destaque

Subir