Retê-los não faz nada bem à saúde, já se sabia, mas estudo comprova que, afinal, há algo no avião que pode ajudar, e muito.
Jacob Rosenberg, um gastroenterologista dinamarquês, viajava de avião calmamente para Tóquio quando notou um cheiro forte e intenso dentro do aparelho. Não foi preciso muito para perceber o que se tratava, estava na hora de estudar especificamente o caso.
Assim, Rosenberg reuniu com um grupo de especialistas e juntos debruçaram-se sobre a questão: soltar gases quando se viaja de avião, sim ou não?
Após um estudo ao organismo humano e a várias partes que integram um avião, o médico não tem dúvidas, os passageiros devem soltar gases, e até há forma de minimizar os ‘danos’ causados aos outros passageiros e à tripulação.
A investigação revela na verdade algo que não é novidade para ninguém, reter gases no organismo faz mal, seja onde for.
No caso das viagens de avião, a flatulência tende ainda a aumentar, fruto das variações da pressão: “Manter os gases dentro do organismo causa desconforto e até dor em algumas situações”, afirma o gastroenterologista dinamarquês, no estudo publicado na Nova Zelândia.