Tecnologia

Solar Impulse: Avião liga Europa a África após viagem inédita sem combustível

solar_impulseA primeira viagem de avião entre dois continentes sem combustível, apenas com energia solar, chegou ao fim, com o Solar Impulse a aterrar em Rabat, Marrocos, depois de ter levantado voo em Payerne, Suíça, e de ter feito escala em Madrid.

Um avião sem combustível completou a primeira viagem intercontinental, unindo a Europa a África, o que nunca sucedera com via aérea e recurso a energia solar. O Solar Impulse aterrou em Rabat, 19h00 depois de ter levantado voo, de Madrid – pousou em Espanha para fazer escala –, numa viagem que teve origem em Payerne.

Bertrand Piccard, o piloto que teve a seu cargo a segunda parte da viagem fez a travessia entre Europa e África, tornando-se, assim, no primeiro a fazê-lo. Levantou voo do aeroporto de Barajas, na capital espanhola, e pousou em Marrocos. A viagem intercontinental do Solar Impulse implicou 2500 quilómetros, no total, desde Suíça a solo africano.

A primeira parte do projeto aéreo concretizado pelo Solar Impulse terminara também com sucesso. O aparelho que partira de Payerne aterrou em Madrid, no aeroporto de Barajas, onde faz escala, antes de retomar o voo com destino a Rabat.

A ligação entre as cidades Payerne e Rabat representa um teste para um projeto muito mais ambicioso, que o avião Solar Impulse vai levar a cabo: a primeira volta ao mundo aérea sem uso de combustível, apenas com energia do Sol. Essa aventura deverá ocorrer em 2014, segundo previsões dos autores do projeto.

Esta escala em Madrid justificou-se com o facto de o avião não ter autonomia suficiente, neste momento, para estabelecer a ligação entre Suíça e Marrocos. Os responsáveis pelo projeto do Solar Impulse estão a avançar no sentido de permitir que o avião possa dar a volta ao mundo com escalas definidas.

A primeira viagem do avião Solar Impulse começou em maio de 2012, mas o projeto nasceu em 2003, sendo que tem um custo estimado de 85 milhões de euros e deve durar pouco mais do que uma década a ser concretizado.

Da Europa com destino a África, o avião movido e energia solar concretizour o primeiro voo intercontinental da história da aviação. Depois, avançará no sentido de uma viagem mais ambiciosa, que constitui o objetivo final: uma volta completa ao mundo sem combustível.

Nenhum combustível será utilizado e este aparelho experimental abre um novo capítulo na tecnologia aérea e das energias inesgotáveis que não poluem.

Em destaque

Subir