Nas Notícias

Sol envia dupla tempestade para a Terra e cientistas não sabem “ainda” o que vai acontecer

tempestade solar Hoje e amanhã, a Terra vai ser atingida por duas tempestades solares. Por terem uma forte carga magnética, as tempestades podem afetar a transmissão de energia, as comunicações por rádio e os sinais GPS. “Não sabemos ainda” o que vai acontecer, admitem os cientistas.

Uma dupla tempestade solar está a caminho da Terra, que entre hoje e amanhã deve sentir os efeitos desses fenómenos. Efeitos esses que, dada a raridade destas ejeções de massa coronal (CME, na sigla internacional), ainda são desconhecidos para os cientistas.

Por terem uma forte carga magnética, as tempestades “poderão provocar problemas nas comunicações por rádio e sinal de GPS, assim como irregularidades na voltagem da rede de distribuição elétrica”, como antecipou Thomas Berger, diretor do Centro de Previsão Climática (SWPC) dos EUA.

“Nós não esperamos nenhum impacto incontornável à infraestrutura nacional”, acrescentou, “mas estamos a acompanhar de perto”.

O alerta do SWPC salienta que os efeitos deverão ser sentidos com maior intensidade nas regiões próximas aos dois polos da Terra, onde as interações com o campo magnético são mais fortes.

Os próprios cientistas admitem ter pouco conhecimento real sobre os efeitos destas tempestades dada a raridade das mesmas. Embora o Sol esteja no pico de um ciclo de 11 anos, mantém uma atividade menor do que o previsto.

As tempestades com uma carga magnética como esta dupla que se aproxima diretamente da Terra são ainda mais raras, ocorrendo entre 100 a 200 vezes ao longo dos 11 anos do ciclo solar.

“O facto único deste evento é que nós tivemos dois em rápida sucessão e as CME poderiam estar interagindo, enquanto se aproximavam da Terra, na órbita do planeta ou além. Nós simplesmente ainda não sabemos”, admitiu Berger.

Em destaque

Subir