Nas Notícias

Sofia Lisboa impedida de receber direitos das músicas dos Silence 4

A ex-vocalista dos Silence 4, Sofia Lisboa, revelou nesta sexta-feira que está impedida de receber os direitos das músicas da banda. Depois de vencer uma batalha contra o cancro, viu ser-lhe atribuída uma reforma por invalidez total, que a impede, também, de regressar aos palcos.

Sofia Lisboa participou numa edição especial da Rádio Renascença, nesta sexta-feira, no IPO-Lisboa, onde deu o seu testemunho, após uma luta de quatro anos contra uma leucemia.

E não deixa de ser irónico que no nome da banda estava inscrito o seu destino. Silence 4. Foram quatro anos de luta oncológica que a conduziram a um silêncio.

Sofia venceu a doença, mas é vítima de uma situação incompreensível, uma “reforma totalmente castradora”.

Curada da leucemia, viu ser-lhe atribuída uma pensão por invalidez total e está agora impedida de voltar aos palcos, ou até de receber os direitos das músicas gravadas muito tempo antes de ser diagnosticada a doença.

A ex-vocalista sente-se “condenada”, devido a uma “reforma totalmente castradora”.

“Nem sequer posso receber os direitos dos discos dos Silence 4. É totalmente absurdo”.

E a realidade de um doente oncológico que vence a doença não é fácil.

“Ou as pessoas voltam para os empregos e estão constantemente de baixa, porque não aguentam oito horas de trabalho, ou o tratamento dura tanto tempo que as pessoas ficam reformadas por invalidez, como eu”, conta, em declarações reproduzidas pela Renascença.

A sua situação revoltou-a e motivou-a a tornar-se numa ativista, para ajudar outras pessoas que enfrentem o mesmo problema.

“Têm que mudar as leis”, defende Sofia Lisboa, que está a promover diversas diligências para superar o problema.

A doença foi diagnosticada em 2010, numa altura em que Sofia estava grávida. Foi obrigada a interromper a gravidez, submetida a um tratamento agressivo, perante um quadro clínico que a deixava com poucas probabilidades de cura.

Em 2014, foi realizado um concerto, que reuniu a banda.

A ex-vocalista conquistou a maior das vitórias, vencendo a doença de forma improvável, e enfrenta agora a insensatez da lei.

Em destaque

Subir