Nas Notícias

“Sócrates travou pacote contra a corrupção de Cravinho”, afirma Ana Gomes

Ana Gomes lembrou que foi José Sócrates quem “travou” o pacote de medidas contra a corrupção apresentado por outro socialista, João Cravinho. “Não foi por acaso”, acrescentou a eurodeputada.

Entrevistada pela SIC Notícias, a socialista aproveitou a polémica em torno de José Sócrates, que saiu do PS por se sentir “condenado sem julgamento” pela direção do partido, para defender um maior “escrutínio” dentro de todas as forças políticas.

“Os outros partidos políticos também têm telhados de vidro”, salientou.

Cabe ao PS dar o exemplo, depois de reveladas as suspeitas sobre Manuel Pinho e por ter um antigo líder, José Sócrates, como arguido num processo mediático.

“Não podemos fechar os olhos à realidade. Há um processo judicial em curso contra um antigo secretário-geral do partido, José Sócrates, e acusações graves contra antigos ministros do partido”, frisou.

A socialista exige que o partido “assuma as responsabilidades” e adote medidas para combater a corrupção.

“Não temos que ter medo, temos que o fazer com coragem e clareza”, defendeu.

Ana Gomes salientou que este é também o momento adequado para se pensar numa reforma do sistema político, a começar por medidas que impeçam os partidos de ficarem reféns de interesses económicos ou outros.

“Passa também pelo pacote de medidas que o socialista João Cravinho propôs, em tempos, e foi travado por José Sócrates”, lembrou a eurodeputada.

E acrescentou que esse travão não aconteceu “por acaso”.

“Ninguém está acima de ser questionado. Há todo um conjunto de medidas que o PS tem agora a oportunidade de pôr em prática, tirando as ilações dos comportamentos impróprios de um governante socialista”, concluiu Ana Gomes.

Em destaque

Subir