Nas Notícias

Tráfico de influências desmentido pelo tio de Sócrates em tribunal

julio_monteiro_tio_socratesJúlio Monteiro garante que não efetuou diligências para conseguir benefícios no desenrolar do processo que levaria à construção do Freeport, localizado em Alcochete. No Tribunal do Barreiro, onde hoje prestou depoimento, o tio de José Sócrates negou todas as acusações que recaem sobre si e sobre o ex-primeiro-ministro.

O tio de Sócrates, Júlio Monteiro, nega tráfico de influências para acelerar o processo de licenciamento do Freeport, quando o ex-primeiro-ministro era titular da pasta do Ambiente.

Nessa sessão do julgamento, Monteiro afirmou também que estabeleceu um contacto telefónico com o seu sobrinho – que era, à data dos factos, ministro do Ambiente – a manifestar indignação por saber que havia um gabinete de advogados que exigia uma verba de quatro milhões de euros para viabilizar o Freeport.

O tio de José Sócrates tomou conhecimento dessa exigência por intermédio de Charles Smith, seu amigo. Júlio Monteiro disse ainda desconhecer a existência de qualquer encontro entre José Sócrates e um dos arguidos que responde em tribunal por tentativa de extorsão.

Monteiro prestou declarações depois de o coletivo de juízes do Tribunal do Barreiro ter impedido a dispensa, por motivos de saúde. Revelou, no seu depoimento, que não se encontrava “tão lúcido” como no dia em que foi sujeito ao primeiro interrogatório, pelo que reiterava o depoimento da fase de inquérito do processo Freeport.

O tio de Sócrates apresentou-se no tribunal com dificuldades cognitivas, segundo um atestado de um neurologista que o coletivo não aceitou. À saída do tribunal, em declarações aos jornalistas, revelou que manteve o depoimento. “Confirmei tudo o que tinha dito anteriormente. Eu não minto”, disse a testemunha.

Em destaque

Subir