Nas Notícias

Sócrates esteve reunido com o arguido Manuel Pedro, admite testemunha do caso Freeport

jose_socratesJosé Sócrates, à data ministro do Ambiente, esteve presente numa reunião em que também se encontrava Manuel Pedro, o qual é arguido no caso Freeport. Quem o assume é uma das testemunhas e antiga governante, Maria Castor.

Maria Fernanda Vara Castor, antiga diretora regional do Ambiente e do Ordenamento do Território, afirmou hoje no Tribunal do Barreiro que José Sócrates, quando era ministro do Ambiente, participou numa reunião em que também esteve Manuel Pedro, um dos arguidos do caso Freeport, antes do processo ter sido aprovado.

A testemunha repetiu, agora em tribunal, o que havia dito na fase de inquérito. A própria Maria Castor foi uma das presentes nessa reunião, na qual, além de José Sócrates e do agora coarguido Manuel Pedro, José Inocêncio e Carlos Guerra, que então presidiam, respetivamente, à Câmara de Alcochete e ao Instituto da Conservação da Natureza Carlos Guerra, o então secretário de Estado do Ambiente, Rui Gonçalves, e um arquiteto, Capinha Lopes.

O encontro ocorreu “entre finais de dezembro de 2001 e 18 de janeiro de 2002”, de acordo com a testemunha, o que significa que esse encontro teve lugar entre o chumbo (o segundo) do projeto de construção do outlet de Alcochete e a posterior aprovação.

Manuel Pedro era, tal como Charles Smith, sócio da empresa de consultoria Smith & Pedro, estando ambos acusados de tentativa de extorsão.

Em destaque

Subir