Nas Notícias

Sócrates e Angela Merkel exigem alternativas ao PSD

Primeiro-ministro José Sócrates e chanceler alemã Angela Merkel dizem que PSD tem de “mostrar alternativas” ao PEC que chumbaram. Passos Coelho deve “comprometer-se” com as instituições europeias.

No final do Conselho Europeu, em Bruxelas, Sócrates e Merkel colocam sobre os ombros do PSD de Passos Coelho a responsabilidade de dizer qual o caminho que Portugal vai trilhar, tendo em vista o cumprimento das metas orçamentais.

Angela Merkel considera que “é importante” que o líder do PSD “releve publicamente que medidas defende para atingir os objetivos”, depois do chumbo do Plano de Estabilidade e Crescimento.

José Sócrates disse o mesmo, com as mesmas palavras, acrescentando alguns pontos: “Os partidos têm de apresentar alternativas e esta é a hora de o fazer. Só assim contribuem para a credibilidade do país”. Para o primeiro-ministro, chumbar o PEC sem mostrar alternativas “não basta”. É preciso que os líderes se “comprometam com as instituições europeias”.

No dia em que Jean-Claude Juncker, presidente do Eurogrupo, relevou que Portugal dispensa ajuda europeia, Sócrates, que transmitiu a mesma ideia, prometeu comentar a proposta de aumento do IVA do PSD. Os sociais-democratas pretendem aumentar a receita fiscal através de um aumento de dois pontos percentuais no IVA.

Em destaque

Subir