Nas Notícias

Sócrates arrasado por Nogueira Leite

Sócrates alvo de duras críticas de Nogueira Leite, membro do Conselho Nacional do PSD, que acusou o reeleito secretário-geral do PS de ser “o pior” chefe de Governo “desde o famigerado António Maria da Silva”.

O primeiro-ministro, na qualidade de recém-eleito secretário-geral do PS, dissera que o PSD não resistiu à tentação de chegar ao poder, “colocando o interesse nacional em segundo plano”. E Nogueira Leite lamentou que José Sócrates, com aquelas palavras, pretenda atirar para cima dos ombros do PSD a responsabilidade da crise em que Portugal está mergulhado.

José Sócrates afirmou também que Passos Coelho “já se rendeu ao FMI”, o que mereceu a reprovação de António Nogueira Leite, que refutou as palavras do secretário-geral do PS.

“Sócrates tem feito de tudo para que Portugal recorra ao FMI”, disse o membro do Conselho Nacional do PSD, que considera que o PEC 4 “não é da autoria do Governo, mas da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu”.

Nogueira Leite lamentou o discurso “duro” de José Sócrates e acusou-o de “querer transferir para os ombros de terceiros” a responsabilidade da situação grave em que o País se encontra.

“Este primeiro-ministro levou Portugal a uma pré-bancarrota, situação apenas comparável à realidade de 1928 ou 1892. Quer alijar responsabilidades e escolheu o PSD”, sublinhou Nogueira Leite, após ouvir o discurso do secretário-geral do PS.

“Sócrates é de longe o pior primeiro-ministro que Portugal teve desde o famigerado António Maria da Silva”, afirmou António Nogueira Leite.

O primeiro-ministro é acusado ainda de “falhar sistematicamente” todas as previsões e de não “cumprir promessas eleitorais”, criando agora a “mistificação” do FMI para retirar dividendos de uma crise política.

Agora, cabe a Passos Coelho “demonstrar rapidamente que dispõe de uma equipa e de um programa credíveis”, capazes de convencer os portugueses a embarcar numa mudança de políticas.

Nogueira Leite reagia a um discurso de Sócrates, após a reeleição como secretário-geral do PS, com uma votação superior a 93 por cento dos votos. No seu discurso, José Sócrates criticou a proposta de subida do IVA, que está na agenda do PSD, se for Governo e se tiver necessidade de financiar o Estado com urgência.

Em destaque

Subir