Nas Notícias

Sócrates, acusações e sentenças sumárias, jornalismo reles, (in?)justiça e sensacionalismo bacoco.

socrates-criancice

Ainda estou em choque, em choque não pelo grande plano da detenção de Sócrates para mim o melhor primeiro-ministro que vi em funções desde que acompanha a vida política do país. Choque pela forma como toda esta situação tem vindo a ser tratada e exposta.

Segredo de justiça, respeito por um cidadão que até prova em contrário é inocente, deixar a justiça fazer o seu trabalho, esperar pela certeza para a crítica e acusação desmedida e violenta, não exposição da vida pessoal de um cidadão que uma vez mais continua inocente, escrutínio das fugas de informação que têm saído a público para tentar apurar as verdadeiras e as criadas simplesmente para a destruição pessoal de um ex-político que ainda mete medo a muita gente, tudo isto, repito, TUDO ISTO não aconteceu.

O jornal Sol e Correio da Manhã, já nos tinham habituado a um jornalismo tipo tablóide e sensacionalista, por vezes a roçar o limite da liberdade de expressão através do insulto e infâmia, inclusive o exemplo de Jose Sócrates e as perseguições que foi sempre alvo pelo Correio da Manhã. E mesmo que se venha a provar que todas essas acusações eram verdadeiras, meus caros, não é um jornal tablóide que tem de investigar crimes fiscais ou branqueamento de capitais. Como disse Maria de Belém hoje, “a justiça compete à justiça e a política à política”, permitam-me agora acrescentar, o jornalismo pertence aos jornalistas não a estes senhores.

Como é possível uma cadeia de televisão saber que vai haver uma detenção a um antigo primeiro-ministro no aeroporto de noite? Impensável, surreal, vivemos em democracia mas isto foi um espectáculo digno de uma detenção à Estado Novo, com humilhação do detido e exposição mediática com vista a mostrar o ‘Poder’ do Estado, foi ridículo e espero que ninguém se esqueça da gravidade e esquecimento da lei e dignidade relativa aos direitos de qualquer cidadão português na hora de se justificar à justiça.

{loadposition inline}Pedro Passos Coelho e Duarte Marques, moral, ética, compaixão por um colega política independentemente da sua ideologia, respeito por um cidadão que tem de ser presumivelmente inocente até prova em contrário, tudo isto foi o que estes dois senhores não fizeram, não esperávamos outra coisa por bons ou maus motivos.

Marinho e Pinto deu a resposta que eu aqui queria dar por isso irei citar, relativamente à declaração de Duarte Marques “Aleluia”, “a primária manifestação de ódio.

Talvez mais cedo do que tarde se cumpra a sentença de Ezequiel: “Os humildes serão exaltados, e os exaltados serão humilhados.” Sublinho.

Já Passos Coelho veio dizer que os políticos não são todos iguais. Enfim, não vou sobre esta declaração tecer comentários, só quero deixar claro que foi uma atitude bastante séria e digna de um primeiro-ministro referindo se a um cidadão que representa.

Só espero que não seja verdade é Sócrates não seja culpado, todos deviam ser da mesma opinião, quem por não gostar de alguém queira que este seja acusado e culpado para ter razão ao afirmar o seu desagrado para com a mesma pessoa, apenas mostra falta de sentido democrático, justiça e inteligência.

Espero ainda que se isto for, é apenas uma reflexão não uma insinuação, uma farsa, canalhice e manobra de fuga do governo ou justiça para os escândalos que estavam em cima da mesa, caso dos vistos etc, que as dívidas consequências sejam retiradas, ministra da justiça juntamente com DCIAP, PJ, Juízes envolvidos e governo caiam e sejam punidos, um linchamento público não pode ser o mote de escapar a problemas que possam por si só destruir um governo, quero acreditar pelo bem da democracia que isto foi tudo um grande mal entendido mas o calendário político não ajuda a acreditar em coincidências.

{loadposition inline}Ainda assim e para finalizar, sendo ou não culpado a forma como este processo está a ser tomado é obscena perigosa e abrir um precedente grave para a justiça e pior… para a democracia.

Em destaque

Subir