Nas Notícias

Sociólogo arrasa Quintino Aires com memórias de Hitler

João Teixeira Lopes, sociólogo, professor universitário e dirigente do Bloco de Esquerda, assinou um artigo de opinião, no Público, onde criticou Quintino Aires, que teceu considerações polémicas sobre os ciganos.

No programa ‘Você na TV’, na TVI, Quintino Aires produziu declarações polémicas, sobre as pessoas de etnia cigana. Recorde aqui essas palavras.

O caso gerou polémica e reações. Uma das mais recentes pertence ao sociólogo João Teixeira Lopes, professor universitário e dirigente do Bloco de Esquerda, que num artigo no Público com o título “Quintinices” sugere que o psicólogo procura “ser popular e adorado pelas massas”.

“As quintinices são alegorias maldosas e banais sobre o cigano, o pobre, a mulher, o gay, o muçulmano, o cristão, o judeu, o comunista…”, escreve.

“Quando é preciso transformar o medo interior em medo social, coletivo e partilhado, emergem as quintinices”, realça, numa crítica à abstração “que economiza toda a diversidade do mundo”.

João Teixeira Lopes recorda uma figura da história para fazer uma comparação, com as devidas distâncias.

“Hitler, outro vocacionado para as quintinices, resolveu a questão matando judeus e ciganos em campos de concentração”, escreve.

E sugere também que há “ignorância” no raciocínio de Quintino Aires, “ainda que se tenha um batráquio em vez de cérebro”.

Em destaque

Subir