Cultura

Sociedade Ponto Verde patrocina exposição do artista brasileiro Vik Muniz

reciclagem2A exposição poderá ser visitada de 21 de setembro a 31 de dezembro, no Museu Coleção Berardo. Recentemente, o artista destacou-se pela série de imagens feitas a partir de materiais de desperdício.

A exposição ‘VIK’, a maior retrospetiva do artista plástico brasileiro Vik Muniz, que será inaugurada no Museu Coleção Berardo no dia 21 de setembro em coprodução com o Estúdio Vik Muniz, conta com o patrocínio da Sociedade Ponto Verde.

Ao apoiar esta exposição, a Sociedade Ponto Verde quis dar o seu contributo para trazer a Portugal a obra de um dos artistas de maior sucesso da atualidade e que se tem destacado pela série de imagens feitas a partir de materiais aparentemente já sem utilidade.

Vik Muniz é um dos mais notáveis artistas plásticos da atualidade. Conseguiu atrair a atenção da comunidade artística internacional com fotografias de trabalhos realizados a partir de técnicas diversas e materiais quase sempre inusitados, como a Mona Lisa feita de pasta de amendoim ou o retrato de Elizabeth Taylor montado a partir de centenas de pequenos diamantes.

Mais recentemente, voltou a surpreender o mundo com a série de imagens feitas a partir de lixo recolhido por ‘catadores’, num dos maiores aterros sanitários do planeta, o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro, dadas a conhecer pelo documentário ‘Lixo Extraordinário’, nomeado para o Óscar de Melhor Documentário 2011.

A sua obra chega a Portugal pela mão do Museu Coleção Berardo. O público poderá apreciar, até 31 de dezembro, mais de uma centena de trabalhos representativos da trajetória do artista, desde o início da sua carreira, no final dos anos 80, até à atualidade.

“A Sociedade Ponto Verde comemora este ano 15 anos de atividade. Ao longo destes anos, temos demonstrado que os materiais que já não nos são úteis têm ainda valor. O artista Vik Muniz vem comprovar isso mesmo através da sua obra”, refere Luis Veiga Martins, diretor-geral da Sociedade Ponto Verde.

Em destaque

Subir