Nas Notícias

Sociedade Ponto Verde ensina a defender o ambiente em época natalícia

ambienteSociedade Ponto Verde divulga comportamentos a adotar em tempo de Natal, para proteger o ambiente. Numa altura do ano pródiga em criação de resíduos, há formas de minimizar o impacto no ambiente. Quer saber como?

O Natal é tempo de produção elevada de resíduos, o que preocupa a Sociedade Ponto Verde. Nesse sentido, esta entidade, que comemora 15 anos, resumiu alguns comportamentos a adotar, para evitar o desperdício e defender o ambiente.

Desde logo, a tradicional separação de embalagens – vidro, papel ou cartão, plástico, metal e madeira. Todas devem ser colocadas no ecoponto mais próximo. Outra ideia: “Criar as suas próprias prendas ou oferecer como presente de Natal um ecoponto doméstico”. Trata-se de uma prenda original e útil.

Optar por um pinheiro natural num vaso, que será cuidado ao longo do ano, pode ser uma solução que defende o ambiente e aumenta a beleza da árvore de Natal. Em alternativa, uma árvore artificial, sempre pronta a reutilizar. Nos dois casos, devem ser utilizadas decorações duráveis e intemporais.

Mas não é só nas prendas e na decoração natalícia que se faz a proteção do ambiente. À mesa, devem privilegiar-se os produtos locais e da época. Preparar as próprias bebidas têm um menor impacto no consumo de embalagens, assim como evitar loiça e talheres descartáveis.

“Com estes gestos, estaremos todos a contribuir para um mundo mais sustentável”, realça a Sociedade Ponto Verde. A reciclagem do plástico contribui para uma diminuição do consumo de petróleo. A valorização das embalagens de metal permite poupar minérios.

Utilizar vidro reciclado na produção de novas embalagens poupa os leitos dos rios de onde são retiradas as areias usadas para produzir este material. E a utilização de pasta de papel reciclado e a reciclagem de embalagens de madeira evita o abate de milhares de árvores. Assim, o Natal pode ser ainda mais verde.

Em destaque

Subir